Topo

Sem Elkeson e B. Mendes, Oswaldo comanda treino em clima de despedida no Botafogo

Oswaldo de Oliveira comandou treino descontraído, que foi disputado sem Elkeson e Bruno Mendes - Fernando Soutello/AGIF
Oswaldo de Oliveira comandou treino descontraído, que foi disputado sem Elkeson e Bruno Mendes Imagem: Fernando Soutello/AGIF

Rodrigo Paradella*

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/11/2012 11h58

Oswaldo de Oliveira comandou um treino diferente na manhã desta sexta-feira no Botafogo. Na véspera do clássico contra o Flamengo, compromisso que encerra a temporada do clube, a atividade teve clima de despedida. Elkeson e Bruno Mendes foram baixas. O camisa 9 foi liberado para resolver os detalhes derradeiros de sua negociação com o clube chinês Guangzhou Evergrande. O ex-jogador do Guarani também não foi a campo por causa de imbróglio na Justiça.

“Hoje teremos um treino diferente”, exclamou Oswaldo, bem-humorado logo depois de entrar no campo principal do Engenhão, muito pouco utilizado para treinamentos durante a temporada. O trabalho mais pareceu o último dia de aula na escola para os atletas.

Sob forte calor, o elenco participou de atividade recreativa, algo incomum sob o comando do técnico.  Elkeson foi baixa porque o Botafogo já aceitou a proposta do Guangzhou Evergrande, de aproximadamente R$ 16,5 milhões. Bruno Mendes (impedido de jogar por causa de problemas na Justiça) e Dória (suspenso por três cartões) receberam férias antecipadas e descansam antes de apresentação à seleção brasileira sub-20.

O “rachão” em clima de despedida no Alvinegro teve algumas peculiaridades. Vestindo uma camisa completamente assinada pelos companheiros de clube, Antônio Carlos reeditou uma cena comum em final de ano escolar. A sua equipe – integrada também por Seedorf e o “goleiro” Andrezinho – encarou a liderada pelo atacante Oswaldo de Oliveira. O time do zagueiro e dos meias jogou com shorts levantados e camisas para dentro.

Sassá vira titular no lugar de Elkeson

Dispensado da atividade da manhã desta sexta-feira para dar prosseguimento às tratativas com o Guangzhou Evergrande, Elkeson não integrará a equipe que encara o Flamengo neste sábado, às 19h30. Em treino de bolas paradas, Oswaldo de Oliveira deu indícios de que deve começar o clássico com Sassá na posição. Em entrevista, o técnico confirmou a escolha.

Deslocado para o ataque por Oswaldo de Oliveira, Elkeson enfrentou altos e baixos durante a temporada, mas encerra o Brasileiro como artilheiro alvinegro na competição e no ano, com 11 e 18 gols, respectivamente. Durante o treinamento, Elkeson apareceu no campo principal do Engenhão e cumprimentou membros da comissão técnica, em claro clima de despedida. Ao final da atividade, o jogador seguiu para o vestiário junto do restante do elenco.

* Atualizada às 12h40