Topo

Fla e Botafogo usam clássico como 'vestibular' para permanência de atletas em 2013

Botafogo e Fla testarão alguns atletas para o elenco em 2013 no clássico de sábado - Montagem/UOL Esporte
Botafogo e Fla testarão alguns atletas para o elenco em 2013 no clássico de sábado Imagem: Montagem/UOL Esporte

Bernardo Gentile e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/12/2012 06h07

Flamengo e Botafogo chegaram à última rodada do Campeonato Brasileiro sem maiores pretensões. O Rubro-negro garantiu a permanência na Série A com alguns jogos de antecedência, enquanto que o Alvinegro não tem mais chances de se classificar para a Copa Libertadores-2013. Neste cenário, os treinadores das equipes utilizarão o clássico deste sábado, às 19h30, no Engenhão, como um ‘vestibular’ para alguns atletas que buscam permanecer em seus clubes em 2013.

O técnico do Flamengo, Dorival Júnior, ainda não está convencido de que alguns atletas merecem estar no grupo na próxima temporada. O Rubro-negro quer qualificar o elenco e alguns jogadores podem perder espaço com essa reformulação. Já o comandante do Alvinegro, Oswaldo de Oliveira, testará algumas peças que não renderam bem durante 2012. O clássico deste sábado virou uma espécie de prova final para os ‘contestados’ se esforçarem pela última vez e mostrarem que têm condições de seguir no Rio de Janeiro. Confira a lista:

COMPARE A SITUAÇÃO DOS JOGADORES DE CADA CLUBE NO CLÁSSICO



Nixon - Testado algumas vezes após a chegada do técnico Dorival Júnior, o jovem terá mais uma oportunidade de mostrar seu valor no clássico deste sábado. O jogador será titular ao lado de Adryan e Vagner Love na linha ofensiva do rubro-negro. "Os garotos serão observados para que tenhamos uma análise mais segura até sobre as mudanças para o próximo ano", analisou Dorival.

 



Fábio Ferreira - Foi titular no Botafogo desde 2010. Mas com o surgimento de Dória, o camisa 4 perdeu espaço no elenco e passou a ficar no banco de reservas. O clássico com o Flamengo servirá para saber se o defensor continua motivado para se manter na briga por uma posição. Além do jovem de 18 anos, o Alvinegro está próximo de fechar com André Bahia, mais um oponente.


Cáceres - Após ser contratado como solução para a marcação no meio-campo do Flamengo, ele foi barrado por Dorival Júnior na reta final da temporada e terá uma nova chance de mostrar seu valor no clássico que marca o fim do Brasileiro. O volante paraguaio teve problemas com lesões e não conseguiu mostrar a regularidade da época de sua chegada, quando foi convocado para sua seleção.

 



Brinner - Foi a grande decepção em 2012. Após um bom início com a camisa do Botafogo nas poucas oportunidades em que teve, caiu de produção quando a equipe mais precisava. Com a lesão de Antônio Carlos, teve chance de se firmar entre os titulares, mas apresentou deficiências físicas e deu brecha para o surgimento de Dória, que abocanhou a vaga e não soltou mais. Chance para mostrar serviço.


Wellington Bruno - Apesar de gostar do futebol e ver potencial nele, o técnico Dorival Júnior deu um ultimato ao atleta. Ele precisa render mais diante do Botafogo para permanecer no elenco do Rubro-negro em 2013. A diretoria quer qualificar o plantel e o atacante precisa mostrar condições de permanecer na próxima temporada. Seu contrato termina no fim do ano e precisa se destacar contra o Alvinegro.
 


Jon Lennon - É quem mais precisa mostrar serviço no clássico contra o Flamengo. O jogador assinou contrato até junho de 2016, após se destacar no Campeonato Goiano pelo Vila Nova. O atleta chegou para disputar posição com o lateral direito Lucas, mas não se firmou e passou a ser perseguido pelos torcedores. O técnico Oswaldo de Oliveira preferia utilizar Gabriel ou Jadson, improvisados, a dar oportunidade ao atleta.


Amaral - Contratado por empréstimo até o fim do ano junto ao Nova Iguaçu, ele tem boas chances de permanecer no Flamengo em 2013. Entretanto, o jogador precisa ratificar contra o Botafogo que merece a confiança da diretoria, que pretende aumentar a competitividade no elenco na próxima temporada.
 


Lima - Com o destaque de Márcio Azevedo, o Botafogo procurou um jovem promissor para fazer sombra ao camisa 6. A diretoria encontrou Lima, sem muitas oportunidades no Inter, e assinou até 2017. Nos primeiros jogos, o lateral esquerdo não foi bem, mas se recuperou contra o Figueirense. A diretoria ainda acredita em seu potencial, mas quer mais resultados em campo.