Topo

Clássico tem gosto de despedida no Cruzeiro para o técnico Celso Roth e alguns jogadores

Elenco do Cruzeiro faz despedida no Clássico e sofrerá modificações em 2013 - Cruzeiro/Divulgação
Elenco do Cruzeiro faz despedida no Clássico e sofrerá modificações em 2013 Imagem: Cruzeiro/Divulgação

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

01/12/2012 18h11

O clássico com o Atlético-MG, neste domingo, às 17h, no Independência, marca não só o término da temporada para o time celeste, como também a despedida do técnico Celso Roth e de alguns jogadores, que não deverão permanecer no próximo ano.

Saída já definida do clube é a do treinador. Isso porque tanto a diretoria como Celso Roth já admitiram que não trabalharão juntos no próximo ano. O Cruzeiro já procura um novo treinador e quem deve assumir o cargo é Marcelo Oliveira. A expectativa é que ele seja anunciado no máximo até segunda-feira.

Celso Roth deixa o clube, depois de sete meses. Contratado, principalmente, para evitar o rebaixado à Série B, o treinador superou as expectativas e manteve o Cruzeiro, em quase toda a competição, entre os 10 primeiros, longe da briga contra a queda.

Entretanto, as rusgas que teve com o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, durante a competição, atrapalharam a relação e o ambiente da equipe. A torcida também o perseguiu com gritos de “burro” e “fora”, em muitos jogos. O técnico não esconde sair com as mágoas, mas afirma que não tem o objetivo de deixar o clube, “calando” quem o critica.

“Não quero calar ninguém. Estou desenvolvendo meu trabalho, dentro do objetivo que traçamos no segundo semestre. Mas, obviamente, não é a realidade do Cruzeiro e o Cruzeiro merece muito mais do que isso. Isso vai acontecer, trocar os caminhos é normal”, afirmou o treinador.

Com ele, devem deixar a Toca da Raposa os volantes Diego Arias e Willian Magrão, que não foi relacionado para o clássico, não terão seus contratos renovados pela equipe celeste. Os zagueiros Mateus e Rafael Donato também podem não permanecer.

Rivais mineiros fazem preparação semelhante durante semana que antecede ao clássico

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    A semana de preparação da dupla Atlético-MG e Cruzeiro para o clássico deste domingo, às 17h, no estádio Independência, foi marcada por treinos secretos dos dois lados, negociação pela saída de Montillo, renovação de contrato de Ronaldinho Gaúcho e discurso "ensaiado" dos rivais. Apesar de o clássico ter importância diferente para os times, o período de preparação para o jogo final dos tradicionais adversários no Campeonato Brasileiro foi parecido. O discurso ameno e de igualdade de forças tomou conta de jogadores, dirigentes e treinadores de ambas as equipes, que ensaiaram as falas para evitar motivação para algum dos lados.

O atacante Wallyson, que foi operado recentemente, tem contrato com o clube celeste até o fim do ano e ainda não foi procurado. Assim, a diretoria do clube sinaliza que não deve mantê-lo. O armador Souza está emprestado pelo Fluminense até o fim da temporada, contudo tem um pré-contrato com o Cruzeiro por mais um ano. O clube mineiro tem o direito de não exercê-lo.

Quem pode deixar o clube é o argentino Montillo, mas sendo vendido. Porém, o Cruzeiro afirma que só irá negociá-lo por uma quantia que possibilite trazer um jogador que substitua o armador. São Paulo e Santos estariam na mira para contratar o jogador.

A diretoria afirma que deve anunciar novidades após o jogo contra o Atlético-MG, tanto saídas como contratações. As novas aquisições devem ser o lateral Egídio (Goiás), o volante Uelliton (Vitória) e o atacante Ananias (Portuguesa).