Topo

Prestes a ser o 3º que mais treinou o Flu, Abel se emociona: "me formei homem aqui"

Abel igualará Renato Gaúcho como terceiro treinador que mais comandou o Fluminense - Leandro Moraes/UOL
Abel igualará Renato Gaúcho como terceiro treinador que mais comandou o Fluminense Imagem: Leandro Moraes/UOL

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/12/2012 06h00

O técnico Abel Braga já está na galeria dos grandes ídolos do Fluminense. Com duas passagens pelas Laranjeiras, conquistou dois estaduais e um brasileiro, além de ter sido revelado pelo clube como jogador. Neste domingo, porém, o ex-zagueiro alcançará mais uma marca importante: completará 178 partidas, igualando-se a Renato Gaúcho como terceiro treinador que mais comandou a equipe na história.

Abel Braga ainda está distante do primeiro colocado, Zezé Moreira, que comandou o Fluminense em 474 jogos, com três passagens pelo clube. Na segunda colocação, mais 'acessível' ao atual treinador, está Ondino Vieira, com 300 partidas. Feliz com a marca, 'Abelão' diz que a história no tricolor carioca fez parte do seu crescimento pessoal e espera novas conquistas no cargo.

“Para mim é uma honra atingir esta marca. Dirigir o Fluminense sempre será um prazer muito grande. É um clube no qual devo muito, pois cresci e me formei como homem nas Laranjeiras. Espero continuar alcançando mais feitos para engrandecer ainda mais a história deste clube. Aproveito para agradecer a torcida pelo apoio que nos deu nessa campanha do tetracampeonato brasileiro”, disse o treinador.

Diego Cavalieri é o preferido
Em mais da metade das vezes que Abel Braga comandou o Fluminense, o goleiro Diego Cavalieri esteve em campo. O camisa 12 é o jogador que mais atuou sob o comando do treinador. Foram 95 partidas. Carlinhos aparece na segunda colocação, com 86, e o volante Edinho em terceiro, com 82. Fred, porém, é o capitão e líder do técnico em campo.

Para o goleiro Ricardo Berna, jogador mais antigo do elenco e que trabalhou com Abel em suas duas passagens, além dos méritos táticos, o fato do treinador também ter sido jogador ajuda no ambiente do elenco e na conquista dos últimos títulos.

COMO JOGADOR, ABEL ATUOU MAIS PELO VASCO, MAS FOI MAIS CAMPEÃO NO FLU

  • Revelado pelas categorias de base do Fluminense, Abel Braga conquistou quatro títulos estaduais pelo tricolor: 71, 73, 75 e 76. Foi pelo Vasco, porém, que o zagueiro mais atuou e chegou à seleção brasileira, disputando a Copa do Mundo de 1978.

“Abel é um excelente comandante, um cara que jogou também, esteve ali onde estamos e sabe o que a gente gosta, o que incomoda. Sabe o que é ruim, mas é preciso ser feito, a hora de incentivar. Essa medida toda ele sabe muito bem. Além disso, conhece muito da matéria, sabe montar equipes muito bem”, declarou o goleiro do Fluminense.

Ano da coroação
Na primeira passagem pelo Fluminense, Abel conquistou um estadual, algo que o tricolor não conseguia há três anos. No Campeonato Brasileiro, porém, o treinador acabou vivendo o sentimento oposto ao de agora. A equipe chegou a brigar pelo título e precisava de um ponto em cinco partidas para garantir vaga na Libertadores. Perdeu todos os jogos. O ano que começou bem, terminou amargo.

Nesta temporada, o Fluminense foi praticamente implacável. Além de ter conquistado o Campeonato Carioca com duas vitórias incontestáveis sobre o Botafogo, levou o Brasileirão com três rodadas de antecedência, sem perder para nenhuma equipe de São Paulo e sem ser derrota em clássicos cariocas até o momento.

Para coroar o ano, Abel Braga ainda busca uma outra marca, além da de terceiro técnico que mais treinou o Fluminense. Com uma vitória sobre o Vasco neste domingo, no Engenhão, às 17h, o time das Laranjeiras chegará aos 80 pontos e ultrapassará o São Paulo. Em 2006, o time paulista ganhou o torneio nacional com 78 pontos. É a maior marca em uma edição dos pontos corridos com 20 clubes.