Topo

Manifestação pacífica de torcedores marca último treino da 'era' Roth no Cruzeiro

Celso Roth durante o treino deste sábado, na Toca II, seu último no Cruzeiro - Denilton Dias/Vipcomm
Celso Roth durante o treino deste sábado, na Toca II, seu último no Cruzeiro Imagem: Denilton Dias/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

01/12/2012 12h56

Uma manifestação pacífica, com duplo objetivo, feita por cerca de 30 torcedores da Máfia Azul, principal torcida organizada celeste, marcou o último treino do Cruzeiro, neste sábado, antes do clássico com o Atlético-MG, neste domingo, às 17h, no Independência. Como o jogo terá torcida única do alvinegro, os cruzeirenses estiveram do lado de fora da Toca da Raposa II, para apoiar o time contra o rival e protestar contra o ano ruim.

Com faixas e gritos de palavras de ordem, os torcedores fizeram uma manifestação sem violência, em que evidenciaram a necessidade da formação de um time forte para a temporada 2013. Os manifestantes procuraram mostrar à diretoria que não aceitarão a repetição da política de contratação usada em 2012, que privilegiou jogadores veteranos ou apostas.

Rivais mineiros fazem preparação semelhante durante semana que antecede ao clássico

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    A semana de preparação da dupla Atlético-MG e Cruzeiro para o clássico deste domingo, às 17h, no estádio Independência, foi marcada por treinos secretos dos dois lados, negociação pela saída de Montillo, renovação de contrato de Ronaldinho Gaúcho e discurso "ensaiado" dos rivais. Apesar de o clássico ter importância diferente para os times, o período de preparação para o jogo final dos tradicionais adversários no Campeonato Brasileiro foi parecido. O discurso ameno e de igualdade de forças tomou conta de jogadores, dirigentes e treinadores de ambas as equipes, que ensaiaram as falas para evitar motivação para algum dos lados.

“Não vamos tolerar jogadores medíocres. Reformulação Já”, afirmava uma faixa levada por torcedores cruzeirenses, na manifestação, que não prejudicou o treinamento recreativo, na Toca da Raposa II, no penúltimo dia do técnico Celso Roth à frente da equipe. Ele se despedirá no clássico, quando buscará o quarto triunfo consecutivo no Brasileirão.

Os torcedores que se concentraram do lado de fora da Toca da Raposa II pediram ainda a permanência do meia-atacante Montillo. Eles temem que o jogador, considerada a estrela celeste, seja negociado, especialmente após a contratação de Diego Souza.

A exemplo do que ocorreu no final de 2011 e início deste ano, o meia argentino se tornou alvo do interesse de outros clubes brasileiros, como São Paulo, Grêmio e Santos e de equipes de fora do país, que desejam contratar o atleta para 2013.

Mais uma vez, o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares foi alvo dos torcedores, que pediram melhores contratações para 2013 e protestaram contra a possível contratação de Marcelo Oliveira, rejeitado por sua identificação com o rival Atlético-MG, para treinador no próximo ano. A expectativa é que o nome de Marcelo Oliveira seja confirmado no máximo na próxima segunda-feira, como treinador do Cruzeiro em 2013.