Topo

Bota e Vasco ensaiam, mas deixam Flu como protagonista do Rio no BR; Fla decepciona

O time do Fluminense foi o grande destaque do Campeonato Brasileiro e levou o título - Marcelo de Jesus/UOL
O time do Fluminense foi o grande destaque do Campeonato Brasileiro e levou o título Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/12/2012 11h00

O melhor ano dos times do Rio de Janeiro – o estado teve três representantes na Copa Libertadores de 2012 – terminou com a confirmação da força do Fluminense. O Campeonato Brasileiro foi conquistado pelo time de Abel Braga, protagonista da competição desde os primeiros momentos com uma campanha acima da média, que terminou com apenas cinco derrotas e um total de 77 pontos. Botafogo e Vasco ensaiaram bons momentos, mas sucumbiram na reta final. O Flamengo, por sua vez, foi a decepção entre os clubes cariocas por flertar com a zona de rebaixamento durante quase todo o torneio.

O Fluminense fechou um ano que a torcida não esquecerá. A temporada começou com o título estadual, mas também teve a frustração da eliminação nas quartas de final da Libertadores, nos minutos finais do duelo contra o Boca Juniors, no Engenhão. A queda na competição internacional não desanimou o Tricolor, que se recuperou rápido para iniciar uma trajetória quase perfeita no Brasileirão.

Nem mesmo o desempenho do Atlético-MG, sob o comando de Ronaldinho Gaúcho, fez o Flu se incomodar. O tetra foi conquistado com folga – três rodadas de antecipação –, após vitória em jogo contra o Palmeiras. Líder da equipe na conquista, Fred resumiu o que definiu o título para o clube das Laranjeiras. “Fico feliz depois de tanta luta e sacrifício. A equipe teve dedicação desde a primeira partida, teve o sacrifício dos jogadores que se machucaram”, disse.

Abel Braga, com um elenco recheado de estrelas, mas também com garotos da base, conseguiu assegurar um ritmo capaz de evitar a aproximação dos rivais. Entre os adversários cotados, aparecia o Vasco. Isso, até amargar queda vertiginosa na competição. O final do Brasileiro foi crítico para o clube cruzmaltino, dentro e fora de campo. Os problemas financeiros geraram tensão, aumentada pelos maus resultados. O time ficou sete jogos em jejum, perdeu chance de ir à Copa Libertadores e vê 2013 com pessimismo por causa de penhoras de cotas de patrocínio que não permitem que o clube ganhe fôlego.

No fim, o Vasco terminou na 5ª colocação, com 58 pontos. Ídolo da torcida, Juninho Pernambucano lamentou a má impressão deixada na reta final do torneio. “É triste acabar a temporada assim. No ano passado, estava bom, e até no início desde ano. Hoje, tudo mudou”, admitiu o camisa 8.

O Botafogo também termina a temporada frustrado. Por culpa da irregularidade, o único time carioca que não disputou a Libertadores em 2012 seguirá fora da competição na próxima temporada. A equipe de Oswaldo de Oliveira alternou bons e maus momentos, algo decisivo para a 7ª posição do Brasileiro, com 55 pontos.

A falta de um atacante de ofício também atrapalhou o rendimento da equipe. Bruno Mendes conseguiu tomar conta da posição, mas chegou tarde demais. Seedorf elogiou a evolução do Botafogo, mas deixou claro que o clube poderia ir mais longe.

“Dou nota 7 para esse ano, porque o nosso investimento foi bem inferior ao de muitos que estão abaixo de nós na tabela. Levamos muitos jogadores à seleção principal depois de anos. E temos mais dois na sub-20, agora. Na soma total, o crescimento individual dos jogadores e do time também foram de evoluções”, analisou o camisa 10 alvinegro.

O Flamengo quer esquecer 2012. Cercado de polêmicas por causa de jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Adriano, o clube pouco fez dentro de campo. O Brasileiro terminou como resumo do ano apagado. A zona de rebaixamento foi uma preocupação recorrente para o técnico Joel Santana. Dorival Junior chegou e também não foi bem-sucedido na missão de fazer o Fla pensar em algo melhor. O Rubro-Negro fechou o torneio com 50 pontos, na 11ª colocação.

O perigo da queda só terminou após vitória sobre o Náutico na 35ª rodada. A partir de então, o pensamento já era na temporada 2013. “O Flamengo sai desse campeonato frustrado pelo que deixamos de fazer, mas ao mesmo tempo com uma expectativa positiva”, analisou Dorival, que justificou os problemas do clube para se firmar. “O Flamengo iniciou a reformulação dentro do campeonato e pagou um preço muito alto. A dificuldade é ainda maior”, encerrou.