Topo

Fred tem ano mais participativo, leva prêmios e inédita artilharia isolada ao Flu

Fred repetiu premiações, mas foi artilheiro do Brasileirão pela primeira vez em 2012 - Marcelo de Jesus/UOL
Fred repetiu premiações, mas foi artilheiro do Brasileirão pela primeira vez em 2012 Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/12/2012 06h00

A temporada de 2012 com a camisa do Fluminense foi definida pelo atacante Fred como inesquecível. E a felicidade não passa apenas pelos títulos conquistados e a volta à seleção brasileira. O capitão da equipe das Laranjeiras viveu seu ano mais participativo, entrando em campo 45 vezes e sofrendo muito menos com lesões. De quebra, conquistou pela primeira vez a artilharia isolada do Brasileirão, inédita também para a equipe carioca.

Ao contrário de 2010, quando o Fluminense conquistou o título, mas o artilheiro teve participação discreta por conta das contusões, neste ano o camisa 9 reinou dentro da área. Foram 45 jogos no ano, contra 43 de 2011 e 28 em 2010 - em 2009 o atacante chegou com a temporada em andamento.

Os 20 gols marcados no Campeonato Brasileiro também fizeram de Fred o primeiro artilheiro isolado da equipe no torneio nacional. Em 2008, Washington 'Coração Valente' marcou 21 gols, mas dividiu o posto de goleador máximo com Kléber Pereira, que defendia o Santos, e Keirrison, na época jogador do Coritiba.

FRED PASSA XAVECO E DEIXA REPÓRTER 'SEM GRAÇA' EM PREMIAÇÃO DE TV

"Neste ano, fui premiado por não ter lesões graves. Teve vários jogos que fiquei muito cansado pelo desgaste da temporada, pelo excesso de jogos, mas consegui permanecer em campo. O gol do título [terceiro da vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras] eu fiz com cãibra. Mas, por não ter sofrido com lesões, posso dizer que foi um ano maravilhoso, só tenho que comemorar", disse, em entrevista à rádio Estadão ESPN.

O bom momento dentro de campo também fez com que Fred repetisse prêmios individuais em 2012. O jogador foi eleito pelo segundo ano seguido como melhor atacante na seleção do Campeonato Brasileiro, organizada pela CBF, e na "Bola de Prata", da revista Placar e do canal ESPN. Curiosamente, o desempenho de Fred no Brasileirão do ano passado foi melhor. Ele disputou 25 jogos e marcou 22 gols, impressionante média de 0,88.

O jogador, que está de férias e se reapresenta no dia 3 de janeiro, junto de todo elenco do Fluminense, também tem aproveitado bem a folga. Recentemente ele foi visto jogando futevôlei com o companheiro de clube e filho de Abel, Fábio Braga, próximo do apartamento onde mora, no Arpoador. Dias depois, esteve ao lado da modelo Carolina Portaluppi, filha do técnico Renato Gaúcho, em uma festa.