Topo

Cansaço de Guerrero abre espaço para Pato como centroavante no Corinthians

Alexandre Pato tenta a jogada durante empate contra o Botafogo no Pacaembu - Fernando Donasci/UOL
Alexandre Pato tenta a jogada durante empate contra o Botafogo no Pacaembu Imagem: Fernando Donasci/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/05/2013 06h00

Alexandre Pato teve a oportunidade de jogar como centroavante durante todo o segundo tempo do empate por 1 a 1 contra o Botafogo no Pacaembu no último sábado. E a tendência é de que a situação seja cada vez mais frequente. O camisa 9 Paolo Guerrero reclama de cansaço e deve ser poupado por Tite em alguns jogos do Brasileiro.

O estado físico de Guerrero é a brecha que Pato precisava na tentativa de ganhar prestigio com o técnico e virar titular. Na concorrência com Emerson e Romarinho, o camisa 7 corintiano está atrás.

“O Pato tem todas as condições de um grande atacante. Às vezes ficamos pensando um pouquinho excessivamente em relação a ele. Não é preciso apressar o processo, até porque ele já jogou mais aqui no Corinthians do que havia jogado na Itália. É nosso segundo artilheiro e está sempre criando oportunidades. Com jogos às quartas e domingos, vai ser inevitável que entre mais na equipe – avisou o técnico.

Contra o Botafogo, Pato arriscou apenas uma finalização. Só que o número foi o mesmo de Guerrero nos 45 minutos que esteve em campo. Em quantidade de bolas recebidas, o brasileiro foi 14 vezes acionado, contra 13 do peruano.

A constante presença de Pato no banco de reservas do Corinthians o impediu de brigar por uma vaga na seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações. Apesar disso, o camisa 7 jamais criou pressão nos bastidores para fazer parte do time titular.

As atuações vindo como reservas são pouco consideradas por Tite. A avaliação do técnico terá mais valor assim que Pato voltar a ser titular: “Entrar no jogo, no setor deles (atacantes), é difícil. Lá atrás é mais fácil, você fica mais solto. No caso deles, é preciso criar e ainda finalizar, é complicado”, disse Tite.

Milan quer retorno de Pato após lesão de atacante, diz jornal

  • Seis meses depois de chegar ao Corinthians, Alexandre Pato pode voltar à Itália. De acordo com o diário italiano Corrieri dello Sport, o Milan quer o retorno do atacante para o seu elenco para a próxima temporada.

    Segundo a publicação, um dos motivos deste interesse é a operação da qual Pazzini teve de submeter no joelho. O atacante ficará seis meses afastado dos gramados. Além disso, Bojan, outra opção ofensiva da equipe, deixará o Milan, pois seu contrato de empréstimo se encerra.