Topo

Com 200 jogos pelo Corinthians sem nenhuma expulsão, Ralf personifica filosofia de Tite

Ralf e William disputam bola de cabeça na partida entre Corinthians e Ponte Preta  - Fernando Donasci/UOL
Ralf e William disputam bola de cabeça na partida entre Corinthians e Ponte Preta Imagem: Fernando Donasci/UOL

Do UOL, em São Paulo

02/06/2013 06h00

Neste sábado, Ralf completou 200 jogos pelo Corinthians. O número em si não seria tão representativo não fosse um dado que vai contra a imagem que as pessoas tem de um volante de marcação, o chamado “cão de guarda”: durante todo esse período com a camisa alvinegra, o atleta jamais foi expulso.

Ralf, inclusive, faz parte de um sistema sempre exaltado pelo treinador Tite, que é o da disciplina dentro de campo, apesar da marcação sob pressão. O comandante insiste sempre na palavra “lealdade”. Quando o Corinthians venceu a Libertadores em 2012, o comandante alvinegro chegou a declarar que, mais importante do que ser campeão invicto do torneio, era ter sido o time mais disciplinado.

Apesar de ser o protetor da zaga do Corinthians, Ralf toma poucos cartões. Ele tem uma média de um cartão amarelo a cada 6,4 partidas, o que dá um total de 31 durante toda sua passagem pelo time do Parque São Jorge. Prestes a completar 29 anos, Ralf recebeu cartão vermelho apenas uma vez na carreira, quando era jogador do Barueri.

Neste Brasileirão, ele é disparado o jogador que mais desarma na equipe do Parque São Jorge, segundo números do Datafolha. Neste sábado contra a Ponte Preta, foram, 22 desarmes e só duas faltas. Contra o Botafogo foram 24 desarmes e apenas uma falta cometida. Contra o Goiás, foram 23 desrames e cinco infrações – número considerado alto em relação ao comportamento que o meio-campista costuma ter em campo.

O camisa 5 alvinegro desarma muito e comete poucas infrações. No Campeonato Brasileiro de 2012, Ralf teve uma média de 1,7 faltas cometidas e 17,7 desarmes por jogo, em um total de 29 partidas. No Paulistão deste ano, a média de desarmes seguiu alta, 17,3, enquanto a média de faltas caiu ainda mais: 1,2 por partida, em um total de 17 confrontos.

Ralf fez apenas cinco gols com a camisa do Corinthians. No entanto, um deles foi emblemático. Na Libertadores de 2012, ele marcou nos acréscimos o gol de empate do time contra o  Deportivo Táchira, na Venezuela, na primeira partida da fase de grupos, abrindo caminho para o título invicto.