Topo

Torcedores do Grêmio ignoram festa e brigam com policiais antes de jogo com Flu

Torcedores do Grêmio "expulsam" policiais da arquibancada da Arena antes de jogo - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Torcedores do Grêmio 'expulsam' policiais da arquibancada da Arena antes de jogo Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre*

28/07/2013 16h19

O Grêmio vive um domingo de festa em razão da comemoração de 30 anos do título da primeira Libertadores do clube, em 1983. Mas nem isso fez alguns torcedores mudarem algo que é quase rotina. No espaço sem cadeiras, houve conflito com a Brigada Militar.

Eram menos de 10 policiais contra muitos torcedores. Por isso, os homens da lei acabaram encurralados, agredidos, e se defendendo com spray de pimenta e cassetete. Aos poucos, o espaço para recuar acabou e os policiais tiveram que deixar a arquibancada.

A confusão teria começado quando um dos integrantes da torcida gremista estava em cima da barreira metálica presente na arquibancada para evitar o movimento conhecido como 'avalanche'. A polícia o tirou do local. Os companheiros de torcida consideraram a ação abusiva e foram para cima dos policiais.

Nem a saída acalmou os mais exaltados. A chutes, eles abriram o portão que separa a arquibancada do gramado e só não invadiram o gramado atrás dos policiais pois houve reforço.

Seguranças particulares auxiliaram no controle da ordem. Os responsáveis pela confusão acabaram misturando-se aos demais torcedores. O único que foi preso acabou caindo da arquibancada em um dos acessos do campo e levado pelos policiais.

Um dos auxiliares do árbitro Raphael Claus foi até o local e acompanhou o conflito entre policiais e torcedores. O incidente pode ser citado em súmula e prejudicar o Grêmio. O tricolor gaúcho pega o Flu pela 9ª rodada do Brasileirão.

*Atualizado às 16h32