publicidade

Topo

Grêmio leva multa, mas evita perda de mando de campo por briga na Arena

Torcida do Grêmio "expulsa" policiais da arquibancada da Arena; clube foi absolvido - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Torcida do Grêmio 'expulsa' policiais da arquibancada da Arena; clube foi absolvido Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Do UOL, em Porto Alegre

16/08/2013 16h23

O departamento jurídico do Grêmio conseguiu evitar uma punição que poderia chegar a 10 jogos sem o direito de atuar na Arena. Em razão da briga entre torcedores e a polícia, que antecedeu o duelo com o Fluminense, o time gaúcho foi julgado nesta sexta-feira. Mas em vez da pena máxima, somente uma multa foi aplicada.

O Grêmio foi denunciado pelo procurador Paulo Schmidt no artigo 213 I e poderia perder o direito de jogar em casa pelos próximos 10 compromissos no Campeonato Brasileiro. Mas após julgamento, apenas uma multa de R$ 20 mil foi aplicada.

"O Grêmio ficou extremamente satisfeito com o resultado, mas iremos recorrer buscando a absolvição", disse o advogado Gabriel Vieira ao site oficial do clube gaúcho.

Na ocasião, um grupo de torcedores do Grêmio 'expulsou' policiais da arquibancada. O início da confusão se deu quando os homens da lei retiraram do local um aficionado que estava sentado sobre a barreira de metal utilizada para impedir o movimento conhecido como 'avalanche'. A ação foi considerada abusiva pelos gremistas, que iniciaram briga com os policiais.

Acuados, eles se defenderam com spray de pimenta e cassetete. Mas foram obrigados a sair do local por um portão auxiliar, aberto a chutes pelos torcedores. A invasão do campo, entretanto, não aconteceu.

Com a determinação do STJD, o clube fica autorizado a seguir atuando na Arena. O próximo jogo em casa pelo Brasileiro ocorre no dia 31, contra a Ponte Preta.