publicidade

Topo

Em briga com Guerrero, Pato se destaca pelo faro de gol, mas "some" do jogo

Guerrero e Pato disputam uma vaga no ataque do Corinthians para jogo com o Coritiba - Leandro Moraes/UOL
Guerrero e Pato disputam uma vaga no ataque do Corinthians para jogo com o Coritiba Imagem: Leandro Moraes/UOL

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

17/08/2013 06h00

O atacante Alexandre Pato ainda luta para se firmar no setor ofensivo do Corinthians e tem como concorrente ninguém menos que o peruano Paolo Guerrero, herói do título do Mundial de Clubes do clube em 2012. Porém, no quesito faro de gol, o reforço milionário alvinegro leva vantagem sobre o concorrente no Brasileirão.

Pato é o artilheiro do Corinthians no Campeonato Brasileiro com 4 gols, marca distante de William, da Ponte Preta, goleador do torneio com 10 tentos. Já Guerrero marcou apenas uma vez no Brasileirão.

Tite não confirmou quem joga contra o Coritiba, no domingo, pela 15ª rodada do Brasileirão. Guerrero voltou da seleção peruana após amistoso e pode retornar ao time. Pato foi titular durante a ausência do peruano, marcou contra o Vitória e passou em branco no empate com o Fluminense na última quarta-feira.

Na comparação entre os dois postulantes ao posto de homem gol do time do técnico Tite, Pato leva vantagem não apenas no quesito bola na rede.

O ex-jogador do Milan, que custou R$ 40 milhões no início do ano, chuta duas vezes ao gol por jogo, um pouco a mais que Guerrero, que finaliza 1,9 vezes por partida, segundo o Datafolha.  No entanto, a diferença está na pontaria.

Pato acerta 60% das finalizações, o que justifica o posto de artilheiro do time, enquanto o peruano tem aproveitamento pior, com 47,4%.

Apesar de cumprir bem o seu papel de finalizador, o camisa 7 do Corinthians peca na participação mais efetiva durante a partida. Pato recebe 16,9 bolas por jogo, enquanto Guerrero é muito mais ativo e é alvo dos companheiros 20,9 vezes.

Entre os jogadores que costumam serem titulares no meio de campo e no ataque, o atacante é um dos que menos participa no jogo.

O técnico Tite não quis confirmar quem joga contra o Coritiba, mas indicou que analisará a condição física de Guerrero, que retornou da Coreia do Sul onde jogou amistoso com o Peru, e deverá mostrar quem joga na manhã deste sábado. Por outro lado, o treinador elogiou Pato. 

"O meu objetivo é colocar todos em suas melhores condições, mesmo que um tenha que aguardar a chance", afirmou Tite.