Topo

CBF remarca jogos e força clubes a jogarem até quatro vezes em oito dias

Torcida do Atlético-MG recepciona ônibus com jogadores; clube enfrentará maratona - Bernardo Lacerda/UOL
Torcida do Atlético-MG recepciona ônibus com jogadores; clube enfrentará maratona Imagem: Bernardo Lacerda/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/08/2013 16h10

A CBF divulgou nesta terça-feira a alteração nas datas de quatro jogos remarcados da oitava, décima e 11ª rodadas do Brasileirão, e o calendário ficou mais apertado para São Paulo, Santos, Internacional, Atlético-MG, Ponte Preta e Náutico. Alguns clubes terão que disputar até quatro partidas em um intervalo de apenas oito dias. 

Internacional e Santos, por exemplo, colocarão seu jogo atrasado da 10ª rodada do Brasileirão em dia em uma segunda-feira, 9 de setembro, às 19h30 em Novo Hamburgo. O dia atípico ainda é reflexo da viagem do time paulista para o amistoso diante do Barcelona. Originalmente, o jogo deveria ter ocorrido em 31 de julho.

O reflexo da nova data também respinga em outras duas partidas do Campeonato Brasileiro. Internacional e Santos tiveram seus jogos antecipados no final de semana para conseguirem atuar na segunda-feira. No site da CBF, a partida entre Santos e Goiás - válida pela 19ª rodada, já aparece como agendada para o dia 7 de setembro, apenas dois dias antes do confronto contra o Internacional.

O Inter irá sugerir que o jogo contra o Santos seja realizado no dia 4 de dezembro, uma quarta-feira antes da última rodada do Brasileirão. "Não fomos nós que viajamos, não tivemos vantagem financeira alguma. Estamos sendo prejudicados se este calendário for confirmado. Faremos, sim, o pedido para um novo adiamento. O campeonato não tem título de turno e returno, então não existe obrigação que este jogo aconteça até tal mês", disse o diretor de futebol do Inter, Marcelo Medeiros.

Já a diretoria do São Paulo deverá pedir à CBF a reconsideração na alteração da data da partida contra o Náutico, agora marcada para o dia 3 de setembro, na Arena Pernambuco. A mudança fez com que o clube tenha que disputar quatro partidas em oito dias.

O São Paulo enfrenta o Botafogo no dia 1, Criciúma no dia 5 e Coritiba no dia 8. O jogo contra o Náutico entra no meio dos dois primeiros, e provocaria maratona semelhante à da excursão do São Paulo no exterior, quando jogou contra Bayern de Munique, Milan, Benfica e Kashima Antlers em oito dias.

O Atlético-MG, por sua vez, já sabia que teria de enfrentar este calendário, desde quando pediu a mudança do jogo contra a Ponte Preta. A CBF já havia informado que tinha dificuldades de data, mas o Atlético optou em enfrentar a maratona de jogos agora, para não ter desgaste na final da Libertadores, e por isso não vai criar problema com a data, mesmo jogando duas partidas em diferença de 48 horas.

Quanto ao Náutico, que deverá enfrentar o São Paulo no dia 3 de setembro, o Vasco no dia 5 e o Corinthians no dia 8, o presidente Paulo Wanderley chegou a ameaçar não jogar: "O que manda a lei é que os jogos precisam ocorrer no prazo de 66 horas. Nós só vamos jogar caso esse prazo seja respeitado. O Náutico não tem nada a ver com a excursão do São Paulo e o amistoso do Santos com o Barcelona". 

AS MARATONAS DOS CLUBES APÓS AS ALTERAÇÕES DA CBF

  • ATLÉTICO-MG
    10/09 - Ponte Preta (casa)
    12/09 - Coritiba (casa)
    15/09 - Grêmio (fora)
    18/09 - São Paulo (fora)

  • INTERNACIONAL
    04/09 - Corinthians (casa)
    07/09 - Ponte Preta (fora)
    09/09 - Santos (casa)
    11/09 - Vitória (casa)

  • NÁUTICO
    03/09 - São Paulo (casa)
    05/09 - Vasco (casa)
    02/10 - Ponte Preta (fora)
    04/10 - Santos (fora)

  • PONTE PRETA
    07/09 - Internacional (casa)
    10/09 - Atlético-MG (fora)
    12/09 - São Paulo (fora)
    15/09 - Flamengo (casa)
     

  • SANTOS
    07/09 - Goiás (casa)
    09/09 - Internacional (fora)
    02/10 - São Paulo (casa)
    04/10 - Náutico (casa)
     

  • SÃO PAULO
    01/09 - Botafogo (fora)
    03/09 - Náutico (fora)
    05/09 - Criciúma (casa)
    08/09 - Coritiba (fora)