Topo

Jejum de vitórias do Inter faz Dunga ter pior fase em carreira como técnico

Na seleção, Dunga teve duas séries de três jogos sem vitória; no Inter são seis jogos do Brasileirão - Preview.com
Na seleção, Dunga teve duas séries de três jogos sem vitória; no Inter são seis jogos do Brasileirão Imagem: Preview.com

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/08/2013 06h01

A série de seis jogos sem vitória do Internacional no Brasileirão já é histórica para Dunga. Nos sete anos de carreira como treinador, o capitão do tetra jamais ficou tanto tempo sem vencer em um campeonato. No comando da seleção brasileira, o maior jejum foi de três jogos. E ocorreu duas vezes.

Em 2007, a seleção brasileira empatou dois amistosos – diante de Inglaterra e Turquia, e perdeu na primeira partida da Copa América, 2 a 0 para o México. A pequena seca foi encerrada com um 3 a 0 em cima do Chile, na segunda rodada do torneio.

Um ano depois, o time dirigido por Dunga voltou a ficar três jogos sem vencer. Perdeu para a Venezuela, 2 a 0, em amistoso disputado na cidade de Boston. E levou o mesmo placar em jogo contra o Paraguai, em Assunção, pelas Eliminatórias para Copa-2010. A trinca de tropeços também contou com o empate diante da Argentina, em Belo Horizonte, pelas Eliminatórias.

O atenuante dos jejuns pela seleção: nenhum deles foi apenas com jogos da Copa América ou Eliminatórias. Sempre houve tropeço em amistosos. Mas dentre eles o histórico revés para a Venezuela. A equipe verde e amarela jamais havia perdido para o selecionado daquele país.

OS JEJUNS DE DUNGA PELA SELEÇÃO E PELO INTERNACIONAL

2007 - seleção brasileira2008 - seleção brasileira2013 - Internacional*
Inglaterra 1 x 1 Brasil (amistoso)Brasil 0 x 2 Venezuela (amistoso)Náutico 3 x 0 Inter
Brasil 0 x 0 Turquia (amistos)Paraguai 2 x 0 Brasil (Eliminatórias)Empates em casa: Atlético-PR, Atlético-MG e Goiás
Brasil 0 x 2 México (Copa América)Brasil 0 x 0 Argentina (Eliminatórias)Empates fora: Grêmio e Botafogo
  • *Jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro

Agora, o Colorado tem cinco empates e uma derrota em série no Campeonato Brasileiro. Perdeu para o Náutico, por 3 a 0, e empatou com Grêmio, Atlético-PR, Botafogo, Atlético-MG e Goiás

É verdade, também, que antes do mais recente escore igual o time venceu pela Copa do Brasil. O triunfo é que dá alívio e serve para sustentar o discurso de que o time vem atuando bem apesar dos resultados abaixo do esperado.

“O grupo está fechado com o treinador, você [repórter] e a torcida podem ficar tranquilos. Desde que ele chegou e até agora compramos a ideia. O grupo está fechado. Os resultados não estão vindo, só isso. Mas temos que falar disso da porta do vestiário para dentro”, disse D’Alessandro.

Dunga, ao seu estilo, admite que o jejum gera incômodo. A direção também. Mas a sequência do treinador no cargo nem sequer é discutida. Contratado no final de 2012, o capitão do tetra conquistou o Gauchão de forma antecipada. E tem 67,4% de aproveitamento na temporada. Com 24 vitórias, 15 empates e 4 derrotas. Em 43 partidas, o time marcou 77 gols e sofreu 38.