Topo

Kleber e Barcos marcaram quase 60% dos gols do Grêmio no esquema 3-5-2

Atacantes Kleber, com três gols, e Barcos (d), com cinco, são os artilheiros do Grêmio no esquema 3-5-2  - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Atacantes Kleber, com três gols, e Barcos (d), com cinco, são os artilheiros do Grêmio no esquema 3-5-2 Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

09/09/2013 06h06

A mudança no esquema tático do Grêmio e a fixação no 3-5-2 favoreceram a dupla de ataque Kleber e Barcos. Desde a partida contra o Internacional, no dia 4 de agosto, os dois foram responsáveis por 57% dos gols marcados nas nove oportunidades que o técnico Renato Gaúcho mandou a campo o time com três zagueiros e dois atacantes. Se analisarmos a dupla em todo o Brasileiro, o índice cai para 42%.

“Eles subiram muito de produção física e técnica. Voltaram a marcar os gols, encaixaram e preocupam os adversários. Além disso, eles prenderem a bola na frente e dão o tempo para a equipe respirar. [...] São experientes, líderes e com a subida de produção, toda a equipe subiu também. Eles estão bem dentro e fora das quatro linhas e são jogadores que chamam a responsabilidade e decidem os jogos”, destacou o técnico Renato Gaúcho.

Com outros esquemas, o Grêmio disputou 12 jogos no Brasileiro e apenas três gols foram marcados pelos dois atacantes. Dois de Kleber e um de Barcos. No 3-5-2, cinco vitórias, um empate e uma derrota no Brasileiro. Na Copa do Brasil, uma derrota e uma vitória.

Porém, o crescimento apresentado pelo tricolor gaúcho não é resultado apenas da troca de esquema. O trabalho intenso feito por Renato Gaúcho no pouco mais de dois meses no comando do Grêmio também começa a dar resultados. Barcos abriu o placar contra a Portuguesa em um lance de bola parada que é exaustivamente treinado pelo elenco.

“A gente ensaia muito essa jogada nos treinamentos. Quando dá certo no jogo, a satisfação é enorme. Contra a Portuguesa, também foi muito gratificante porque iniciou a nossa vitória. Tomara que o trabalho do dia a dia continue se refletindo no campo, para que a gente mantenha esse desempenho alto no campeonato”, afirmou o volante Souza, responsável por um dos gols no novo esquema.

Sem Riveros e Vargas nas respectivas seleções e com Werley vetado por um entorse no tornozelo, Renato Gaúcho terá dois treinamentos para definir o time para a partida contra o Náutico, na quarta-feira, às 21h50, em Recife. O primeiro ocorre no período da tarde na capital pernambucana.