Topo

Destaque no BR-2013, Walter foi dispensado do Cruzeiro por excesso de peso

Walter, entre dois jogadores do Fluminense, desafia o peso fora dos padrões e se destaca pelo Goiás - Photocamera
Walter, entre dois jogadores do Fluminense, desafia o peso fora dos padrões e se destaca pelo Goiás Imagem: Photocamera

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

11/09/2013 06h00

O atacante Walter, do Goiás, é um dos grandes destaques do Campeonato Brasileiro e, com oito gols, é o artilheiro do clube esmeraldino na competição. Entretanto, antes de atuar pelo time goiano o atacante teve uma passagem com pouco brilho pelo Cruzeiro. E um dos motivos de sua saída foi algo que tem chamado a atenção no Brasileirão: o excesso de peso.

O centroavante foi contratado pelo time cruzeirense no início de 2012 por empréstimo de um ano, como uma grande aposta, já que era um jogador jovem, com apenas 22 anos à época, e de muito talento. Contudo, ele teve poucas oportunidades com o técnico Vágner Mancini e realizou apenas 11 partidas, marcando três gols com a camisa celeste.

Após a troca no comando do time celeste e a chegada de Celso Roth, o jogador passou a ter menos espaço ainda e acabou rescindindo o contrato com o clube celeste em junho do ano passado, quando se transferiu para o Goiás. À época, o treinador Celso Roth alegou como um dos motivos para a sua saída o excesso de peso, que não vem sendo um problema na equipe goiana.

Apesar do sucesso no Goiás, pelo qual foi campeão brasileiro da Série B no ano passado, a diretoria do Cruzeiro não mostra nenhum tipo de arrependimento quanto à liberação do jogador. “Nenhuma lamentação, não mudou em nada o nosso pensamento em relação ao Walter. Ele é um bom jogador, mostrou isso no Cruzeiro nos jogos que teve”, disse o diretor de futebol celeste, Alexandre Mattos.

“Agora, em um parâmetro competitivo que a gente determina para o nível de Cruzeiro, infelizmente não foi possível com ele, no Cruzeiro a gente não admite certas situações”, acrescentou o dirigente, sem entrar em detalhes. Os parâmetros estabelecidos pelo clube mineiro são alcançados por uma conjunção de fatores, como físico, técnico, psicológico e comportamental que o atleta acabou não se enquadrando.

No entanto, Alexandre Mattos reconheceu que não se surpreende com o bom desempenho do atacante. “Ele foi contratado por sua capacidade técnica. Agora, o Cruzeiro tem a tranquilidade e certeza que deu todas as condições para ele. Não é surpresa, o Cruzeiro sabia que ele era um bom jogador”, ressaltou Alexandre Mattos.

Além dos problemas físicos alegados por Celso Roth, o próprio atacante admitiu, quando estava se desligando do clube mineiro, que teve alguns problemas de relacionamento com os companheiros e que não havia se adaptado ao clube e à cidade, reclamando do excesso de obras na capital mineira, que dificulta o trânsito.

Para o goleiro Fábio, um dos poucos amigos mencionados por Walter em sua despedida do Cruzeiro, o jogador encontrou a motivação jogando por outro clube. “Às vezes uma mudança gera toda motivação no atleta, no caso dele a gente viu de forma muito clara”, comentou o capitão celeste.

“O Walter conseguiu sair do Cruzeiro e ajudar o Goiás ao longo desses jogos que teve oportunidade de jogar. Às vezes a mudança é necessária mais para o atleta mesmo se motivar e focar em objetivos a serem alcançados”, acrescentou o goleiro.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Walter, que fez apenas três gols em 11 jogos pelo Cruzeiro, não fic ou no Cruzeiro por falta de adaptação aos parâmetros definidos pelo Cruzeiro , que não se arrepende de liberá-lo em 2012

Agora do outro lado, o centroavante esmeraldino causa preocupação nos jogadores do atual líder do Campeonato Brasileiro. Entretanto, o camisa 9 do Goiás é dúvida e dificilmente entrará em campo, nesta quarta-feira, já que sentiu uma fisgada na coxa direita na partida contra o Santos e teve que ser substituído no intervalo.

Para o volante Nilton, a sua ausência, se concretizada, é benéfica para o Cruzeiro. “O rapaz está dando uma canseira para a zaga, ele está sendo um dos principais jogadores do Goiás, e, com ele, é mais difícil, não tenha dúvida. Sem ele, aí já é uma preocupação a menos”, admitiu o volante.