Topo

Botafogo sofre pior derrota no ano e tem 1º revés em decisões em 2013

Botafogo teve sua pior derrota na temporada e viu Cruzeiro abrir sete pontos na liderança - Washington Alves/VIPCOMM
Botafogo teve sua pior derrota na temporada e viu Cruzeiro abrir sete pontos na liderança Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/09/2013 06h07

A derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, na última quarta-feira, foi uma grande decepção no Botafogo. Os três gols sofridos representaram o pior revés da equipe na temporada, já que o Alvinegro ainda não havia perdido por essa diferença no placar. Além disso, o resultado apresenta uma falha inédita na equipe até o momento. Isso porque o time de General Severiano havia avançado em todas as decisões de 2013.

No Campeonato Carioca, o Botafogo eliminou Flamengo, Vasco e Fluminense e sagrou-se campeão estadual. O mesmo pode-se dizer da Copa do Brasil até o momento, já que o Alvinegro está nas quartas de final, contra o Rubro-negro. Assim, a derrota para o Cruzeiro na "final" pelo Brasileiro representou uma queda inédita em um momento decisivo - mas apenas o sexto revés da equipe na temporada.

E a queda do Botafogo teve início, principalmente, após o pênalti desperdiçado por Seedorf na etapa complementar. Até então, a equipe perdia por 1 a 0 e poderia empatar com o Cruzeiro. O holandês chutou para fora e viu o Alvinegro sofrer mais dois gols no final do tempo. O técnico Oswaldo de Oliveira refutou culpar o camisa 10 e negou que o jogador esteja apresentando um cansaço excessivo, o que poderia influenciar em seu desempenho.

“Não acredito. Tem se recuperado bem, como toda a equipe. Com mais algumas rodadas, ele, Rafael Marques, Marcelo Mattos e outros vão sentir, pois são jogadores que têm iniciado todos os jogos. A diferença do Seedorf é que, com a evolução da competição, os adversários criam estratégias de marcação. Inclusive utilizando-se de faltas violentas, como ele reclamou com razão. Tem ocorrido recorrentemente. O conhecimento dos adversários também é fundamental nesse sentido”, disse o treinador.

“Contra o Náutico, em São Januário, eles jogaram todos defensivos e com mais um atleta realizando marcação individual. Isso foi no início do campeonato e ele já teve dificuldade. Então não tem isso de cansaço. Faz parte”, completou Oswaldo.

Com a derrota, o Botafogo viu o Cruzeiro chegar aos 49 pontos e abrir sete na liderança do Brasileiro. Mesmo com o resultado negativo, o clube de General Severiano segue na 2ª colocação da competição. O Alvinegro volta a campo no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, contra o Bahia.