Topo

Lateral do SP supera trio de seleção e deve ser contratado em 2014

Reinaldo ganhou primeira oportunidade com Paulo Autuori, foi mantido por Muricy e agrada diretoria - Gil Vicente/AGIF
Reinaldo ganhou primeira oportunidade com Paulo Autuori, foi mantido por Muricy e agrada diretoria Imagem: Gil Vicente/AGIF

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

23/09/2013 20h54

O lateral esquerdo Reinaldo está emprestado pelo Penapolense ao São Paulo até o fim do ano, mas deverá permanecer em 2014. Aos 23 anos, ele chegou ao clube em maio, foi rejeitado pelo ex-técnico Ney Franco e depois superou concorrentes mais expressivos do elenco, que serviram às suas seleções nacionais.

Reinaldo não fez qualquer jogo com Ney Franco. Quando chegou, Cortez acabara de ser afastado, mas ainda não havia sido emprestado ao Benfica (POR). No elenco, o então treinador preferiu Juan. Tanto este como Cortez chegaram a servir à seleção brasileira. Clemente Rodríguez, visto como solução, jogou pela Argentina até o início desse ano.

Aos poucos, no entanto, Reinaldo superou o trio. Contestado no Sport – último clube antes do São Paulo – só recebeu a primeira chance com Paulo Autuori, dois meses após ser contratado. Desde então, conseguiu boa regularidade de atuações e está mantido com Muricy Ramalho.

A diretoria afirma que só irá avançar em alguma decisão sobre a permanência do jogador no São Paulo no fim desse ano, após o término do Brasileirão. No entanto, dá como encaminhada a manutenção do lateral esquerdo.

O que ainda não está indefinido é o modelo do novo acordo. Pelo previsto no atual contrato, o São Paulo tem direito a adquirir pelo menos 50% dos direitos econômicos do jogador enquanto valer o empréstimo. A diretoria não sabe se exercerá a preferência de compra ou se tentará apenas renovar o acordo de empréstimo.

Apesar de registrado no Penapolense, Reinaldo tem os direitos econômicos vinculados à FRC Sports. Formado no clube do interior de São Paulo, ele ainda passou pelo Paulista, de Jundiaí, entre 2011 e 2012.

A boa fase de Reinaldo fez até com que o São Paulo diminuísse a concorrência na lateral esquerda. Cortez foi emprestado ao Benfica após afastamento, Juan foi ao Vitória por pedido de Ney Franco – também no clube baiano – e só resta Clemente Rodríguez como opção. O argentino foi contratado para ser titular absoluto, mas não conseguiu se firmar.

Quem vive situação semelhante à de Reinaldo no São Paulo são os atacantes Negueba e Welliton. O primeiro está emprestado pelo Flamengo, até o fim desse ano. O segundo, contratado recentemente, foi contratado no mesmo modelo e veio do Spartak Moscou (RUS).