Topo

Santos surpreende após crises e volta a ser o melhor paulista no Brasileiro

Claudinei Oliveira tenta manter os pés no chão mesmo com a evolução do Santos no Brasileirão - Divulgação/SantosFC
Claudinei Oliveira tenta manter os pés no chão mesmo com a evolução do Santos no Brasileirão Imagem: Divulgação/SantosFC

Do UOL, em São Paulo

23/09/2013 06h00

O Santos terminou a 23ª do Campeonato Brasileiro com o melhor time paulista na classificação, algo que não acontecia desde a 9ª rodada. Em crescimento na tabela, o time mostra que conseguiu se recuperar da traumática saída de Neymar e da goleada sofrida para o Barcelona. Aos poucos, o time vai se fortalecendo, apesar de alguns tropeços, e agora quer se firmar como time que brigará por uma vaga na Libertadores.

Um dos responsáveis por recolocar o time nos trilhos e na sétima posição, com 32 pontos, o técnico Claudinei Oliveira adota um discurso de pés no chão e tenta não colocar pressão sobre o jovem time.

“Vencendo o Náutico, são apenas mais três pontos. Não tem essa de divisor de águas, já falaram que era contra o Botafogo, depois contra o Grêmio. Não vamos colocar a possível situação no final do campeonato em um jogo”, disse o treinador.

O Santos não vencia há três rodadas antes de bater o Criciúma, mas fez bons jogos, como contra o Grêmio, mesmo que não tenha saído com os três pontos.

Mesmo com a possibilidade de diminuir a distância para o Grêmio, quarto colocado, para apenas quatro pontos caso derrota o lanterna Náutico, na Vila, Claudinei ainda usa a zona de rebaixamento como parâmetro.

“Temos que valorizar o sétimo lugar, abrimos oito pontos do Criciúma, que é o primeiro na zona de rebaixamento”, analisou.

Para Claudinei, o Santos já era respeitado pelos adversários mesmo antes de aparecer na parte de cima da tabela e ainda faz um alerta para a partida atrasada da 11ª rodada contra os pernambucanos.

“Não vi ainda nenhum time encarando Santos sem respeitar a nossa grandeza. O campeonato é difícil, os times oscilam bastante. O Atlético-MG vai respeitar o Santos, o São Paulo também, assim como nós vamos respeitar o Náutico mais do que nunca. Quando jogamos contra o Inter (em outro jogo remarcado), eles também contavam com os três pontos por jogar em casa, mas fomos lá e vencemos”, completou o treinador do Santos. 

Depois de igualar o número de jogos com os concorrentes, o Santos encara o Atlético-MG, outro time em ascensão, fora de casa, e São Paulo, em clássico na Vila Belmiro.