Topo

Com um a menos, Santos vence São Paulo por 3 a 0 em volta de Muricy à Vila

Thiago Ribeiro, ex-São Paulo, marcou o segundo gol do Santos na vitória por 3 a 0 na Vila Belmiro - WAGNER CARMO/ESTADÃO CONTEÚDO
Thiago Ribeiro, ex-São Paulo, marcou o segundo gol do Santos na vitória por 3 a 0 na Vila Belmiro Imagem: WAGNER CARMO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

02/10/2013 23h47

Muricy Ramalho assumiu o São Paulo, ganhou três jogos seguidos no Brasileirão e tirou o time da crise. Agora, volta a viver situação ruim. Nesta quarta-feira, o técnico retornou à Vila Belmiro para enfrentar o Santos e saiu derrotado por 3 a 0. Mesmo com um jogador a mais na maior parte do confronto, o São Paulo não conseguiu ser superior e ficou mais perto de voltar à zona de rebaixamento. Melhor para o Santos: com a vitória sobre o rival, se aproximou dos quatro primeiros da tabela de classificação em boa campanha do técnico Claudinei Oliveira.

O clássico na Vila Belmiro teve disputas mais agressivas entre os jogadores. O atacante são-paulino Luis Fabiano foi advertido com o cartão amarelo logo no início do jogo. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro teve de controlar os primeiros minutos com marcação de faltas e imposição.

Foi o Santos quem dominou o jogo, mas foi do São Paulo a primeira grande chance da partida, em finalização de Luis Fabiano que parou nas mãos do goleiro Aranha após boa jogada de Jadson e Douglas.

Na sequência, o Santos fez o gol e esfriou qualquer ímpeto tricolor. Foram três cobranças seguidas de escanteio, todas com os zagueiros santistas vencendo a disputa por cima e obrigando Rogério Ceni a fazer defesas. Na terceira, porém, Edu Dracena, foi mais feliz e abriu a contagem para os donos da casa.

O volante Alison desfalcou o Santos ainda no primeiro tempo. No fim da etapa inicial, fez falta violenta em Douglas no meio de campo e foi expulso. O árbitro aplicou o cartão vermelho direto. A partir daí, o domínio santista foi menor. O time da casa perdeu o volume de jogo e viu o São Paulo ter maior posse de bola no campo de ataque.

O São Paulo sofreu com os próprios desfalques. Sem Antonio Carlos, suspenso, e Rafael Toloi, lesionado, a dupla de zaga foi formada por Paulo Miranda e Edson Silva. Sobraram espaços no sistema defensivo de Muricy Ramalho. Rodrigo Caio, que jogou no meio de campo, quase marcou. Ainda no fim do primeiro tempo entrou na área driblando, bateu de esquerda e viu Aranha espalmar. Douglas, sozinho na pequena área, desperdiçou a melhor chance da equipe no último lance antes da saída para os vestiários.

O segundo tempo começou com superioridade são-paulina. O time de Muricy Ramalho aproveitou a inferioridade numérica do Santos para impor maior volume de jogo. Dominou e manteve a bola no campo ofensivo, mas não conseguiu chegar ao gol de Aranha com qualidade. O Santos, no entanto, soube aproveitar uma das poucas oportunidades que teve. Cicinho avançou no espaço às costas de Reinaldo, cruzou baixo para a entrada da área e Thiago Ribeiro, ex-são-paulino, chutou no canto esquerdo do gol. Rogério Ceni pulou, mas não conseguiu alcançar. No último minuto de jogo, o experiente lateral esquerdo Léo completou cruzamento que veio da direita e fechou a partida: 3 a 0 para o Santos na Vila Belmiro.

Muricy Ramalho ainda tentou dar maior poder ofensivo ao time, mas não conseguiu. Inseriu Lucas Evangelista, Aloísio e Maicon, mas continuou com uma equipe que não chegava com qualidade ao gol adversário. A derrota devolve definitivamente a crise ao clube do Morumbi, que pode entrar na zona de rebaixamento caso o Vasco vença o Internacional, em São Januário, nesta quinta-feira.

Na próxima rodada, o Santos encara a Portuguesa, no Canindé, em partida que acontece no próximo domingo. No sábado, o São Paulo joga contra o Vitória, no Morumbi, e reencontra o técnico Ney Franco, que trabalhou entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre deste ano no CT da Barra Funda e saiu em conflito com alguns jogadores como Rogério Ceni e Fabrício.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 0 SÃO PAULO

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 2 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Marcio Eustáquio (MG) e Marcelo Van Gasse (SP)

Cartões amarelos: Cícero, Thiago Ribeiro, Aranha (SAN)/Luis Fabiano (SÃO)
Cartões vermelhos: Alison (SAN)
Gols: Edu Dracena (22’/1º tempo), Thiago Ribeiro (14’/2º tempo) e Léo (45'/2º tempo)

SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Leandrinho (Everton Costa) e Cícero; Thiago Ribeiro (Léo) e Willian José (Renê Junior)
Técnico: Claudinei Oliveira

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Paulo Miranda, Edson Silva (Aloísio) e Reinaldo; Wellington, Rodrigo Caio, Jadson (Maicon), Ganso e Osvaldo (Lucas Evangelista); Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho