Topo

Desgastado, Fernandinho é alvo de trabalho físico preventivo no Atlético-MG

Fernandinho, que ficou dois meses parado antes de chegar ao Atlético, tem sido observado por especialistas - Divulgação/Bruno Cantini/Flickr Atlético-MG
Fernandinho, que ficou dois meses parado antes de chegar ao Atlético, tem sido observado por especialistas Imagem: Divulgação/Bruno Cantini/Flickr Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

07/10/2013 14h16

Os dois meses em que ficou parado depois de deixar o Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, estão pesando para o atacante Fernandinho, que é um dos jogadores mais desgastados fisicamente do Atlético-MG. Apesar disso, ele não pensa em ser poupado, especialmente por entender a difícil situação do técnico Cuca, que, diante do Corinthians não pôde contar com 10 jogadores, por lesão, suspensão e convocações para a seleção brasileira.

“Estou à disposição do Cuca. A gente vem tomando cuidados para evitar um problema, mas é precaução e não preocupação”, observou Fernandinho, ao UOL Esporte. Segundo ele, esses cuidados envolvem trabalho e conversas específicas com o preparador físico Carlinhos Neves e com o fisiologista Robertinho.

“Há uma preocupação geral em preservar o estado físico de todos os atletas, de todo o grupo e apenas no meu caso, que é um pouco diferente por ter ficado dois meses parado. Além disso, venho de um país em que o ritmo de treinos e jogos é completamente diferente”, afirmou Fernandinho, referindo-se aos Emirados Árabes Unidos.

Cuca tem acompanhado com atenção o desgaste do atacante, mas não pensa em tirar Fernandinho dos jogos. “Sigo a fisiologia, o departamento médico. A gente vê o risco de o atleta ter lesão, o processo dele. Se tiver risco de lesão, ele sai, como qualquer jogador. Às vezes a gente sente que ele está cansado. Mas jogador veloz, que briga, luta, costuma cansar mais do que os outros”, explicou.

Contratado no início de agosto, Fernandinho não teve tempo de fazer uma preparação e foi aproveitado rapidamente. Ele ocupou a vaga deixada por Bernard, que foi negociado para o Shakhtar Donetsk. No Atlético-MG, o atacante tem enfrentado dura sequência de jogos, concentrações e viagens.

Nesse contexto, Fernandinho apoia o Bom Senso Futebol Clube, movimento de um grupo de jogadores que quer rediscutir temas ligados à profissão, com destaque para a questão do calendário. “O movimento está tocando em temas importantes para mudar situações, que serão boas não apenas para os atletas, mas para todos que, de alguma maneira, estão ligados ao futebol”, comentou.

O atacante atleticano não tem dúvida que o resultado dessa iniciativa será positiva para o futebol brasileiro. “Os torcedores, por exemplo, serão beneficiados porque verão jogos melhores, de maior qualidade, com jogadores menos cansados”, destacou.

Fernandinho revela que tem se mantido informado dos passos do Bom Senso Futebol Clube em conversas no Atlético com os companheiros mais experientes e que participam mais ativamente do movimento, casos de Gilberto Silva e do goleiro Victor, que assinaram o manifesto inicial do grupo. Ele ainda não participou de nenhuma reunião, mas se coloca à disposição. “Se for necessário vou participar sim”, enfatizou.