Topo

Badalados, 'sucessores de Neymar' estão encostados e polemizam fora de campo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

08/10/2013 06h00

Os atacantes Victor Andrade e Neilton, jovens badalados desde as categorias de base do Santos, estão encostados pelo técnico Claudinei Oliveira e ficam de fora até do banco de reservas durante os jogos do Campeonato Brasileiro. Sem jogar, a dupla que ganhou status de "sucessores de Neymar" na Vila Belmiro, polemiza fora dos gramados.

Victor Andrade não apareceu para embarcar na excursão do chamado “Santos B” pela Ásia, formado com jogadores das categorias de base e outros que não estão sendo utilizados por Claudinei. Neilton, por sua vez, recusou a proposta do Comitê Gestor do clube para renovar seu contrato, que termina em maio do próximo ano.

Questionada pelo UOL Esporte sobre o momento vivido pelas duas promessas, a diretoria do Santos confirma os fatos, mas evita gerar mais polêmicas para preservar o que chama de patrimônio do clube.

“Essa relação interna a gente não comenta em detalhes, mas ele (Victor Andrade) tem toda orientação do clube, dos seus superiores. É um jovem, que fez 18 anos agora, é um patrimônio do clube. É um jovem com futuro, temos que ter paciência com ele e ajudá-lo na carreira dele”, explicou o atual presidente do Santos, Odílio Rodrigues, ao ser indagado se Victor Andrade receberia alguma punição por se recusar a viajar.

No caso de Neilton, o dirigente santista também não deixou de expor a posição do clube em relação ao imbróglio na renovação contratual.

“A gente fez a proposta normal, mas o representante dele (Roberto de Almeida) disse que ele não gostou. A gente manteve a proposta, ele tem contrato até maio e vai cumprir normalmente”, disse.

O presidente santista também fez questão de dizer que as recentes polêmicas envolvendo os jogadores fora de campo não têm ligação com o pouco aproveitamento deles na equipe principal. Segundo Odílio Rodrigues, a responsabilidade de não utilizá-los é toda do técnico Claudinei Oliveira.  

“A diretoria do Santos não se envolve em escalação, de quem é chamado ou não. Nós respeitamos isso. A gente dá toda a condição de profissional, mas cada qual na sua função. A diretoria não interfere em escalação de jogador”, esclarece o dirigente.

Para renovar com Neilton, o Santos ofereceu um salário-padrão que tem estabelecido para os atletas promovidos das categorias de base nesta temporada - R$ 30 mil mensais por um acordo de cinco anos. Em caso de titularidade e evolução, Neilton receberia um ajuste a ser combinado no próximo ano. Recentemente o clube anunciou as renovações de outras promessas – casos de Jubal, Alison, Leandrinho, Léo Cittadini e Pedro Castro.