Topo

Coritiba vence o Santos, quebra jejum de 7 jogos e 'respira' contra degola

Atacante Júlio César marcou o único gol do jogo e garantiu a vitória do Coritiba em casa - Heuler Andrey/AGIF
Atacante Júlio César marcou o único gol do jogo e garantiu a vitória do Coritiba em casa Imagem: Heuler Andrey/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

09/10/2013 21h24

O Coritiba venceu o Santos por 1 a 0 nesta quarta-feira, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e quebrou um jejum de sete jogos sem triunfos na competição. O time paranaense, que tem a pior campanha do returno, chega a 34 pontos ganhos e se afasta um pouco da zona de rebaixamento.

O time do técnico Péricles Chamusca, que conquistou a primeira vitória no comando do Coritiba, entrou em campo a dois pontos da zona de perigo. O gol da equipe foi marcado pelo atacante Júlio César no segundo tempo. O Santos, por sua vez, fica cada vez mais distante do G-4, grupo que garante uma vaga na Copa Libertadores da América do próximo ano.

Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o Vitória, sábado, às 18h30 (de Brasília), no estádio Barradão, em Salvador. O Santos joga no mesmo dia, às 21h (de Brasília), com a a Ponte Preta, no estádio do Pacaembu.

Santos e Coritiba apostaram no mesmo esquema tático e entraram em campo atuando no 4-2-3-1. Cícero e Alex eram os principais responsáveis pela armação de jogadas de suas equipes, que também apostavam na velocidade e marcação dos atletas que atuavam pelas beiradas do gramado.

O Coritiba teve mais posse de bola e dominou o jogo. Nos 45 minutos iniciais, por exemplo, o Santos chegou a equilibrar a partida por cerca de dez minutos, mas os donos da casa foram superiores por quase todo o primeiro tempo. A equipe santista só assustou em uma cobrança de falta da intermediária. Cícero chutou forte, no meio do gol, e obrigou o goleiro Vanderlei a espalmar para escanteio.

O time paranaense, por sua vez, trocava passes com liberdade e apostava nas jogadas de Alex. Apesar de jogar centralizado no meio-campo, ele sempre buscava se deslocar para o lado esquerdo do ataque e confundia a marcação santista. O camisa 10, inclusive, teve a primeira boa oportunidade para abrir o marcador.

O meia se movimentou, recebeu lançamento na área e, sem marcação, cabeceou para grande defesa de Aranha. A melhor oportunidade do primeiro tempo também começou nos pés de Alex. O maestro do Coritiba trocou passes com Geraldo até a bola chegar a Júlio César, que finalizou forte e acertou o travessão do goleiro Aranha.

No segundo tempo, o técnico Péricles Chamusca liberou mais os laterais para o ataque e pressionou o Santos. Victor Ferraz e Diogo tiveram boas oportunidades, mas a “última bola” não era definida com êxito pelos companheiros. O time da casa também era perigoso nas bolas paradas, já que a defesa santista perdia todas as jogadas no alto. Em duas delas, Lucas Claro cabeceou após cobrança de escanteio e viu a bola passar muito próxima da trave de Aranha.

Jogando melhor, o Coritiba não demorou muito para abrir o marcador. Júlio César aproveitou linda assistência de Victor Ferraz e chutou forte da entrada da pequena área para fazer o gol. Após o gol, Péricles Chamusca resolveu fechar o time ao colocar Júnior Urso na vaga de Robinho. O maestro do time, Alex, sentiu o cansaço e saiu para a entrada de Lincoln.

O time da casa ainda teve boas oportunidades de ampliar com Júlio César e Júnior Urso. O Santos trocou os atacantes, colocando os jovens Pedro Castro, Neilton e Giva no segundo tempo, mas não conseguiu criar as jogadas e impedir a vitória do Coritiba.

Leia as opiniões dos blogueiros do UOL

FICHA TÉCNICA - CORITIBA 1 X 0 SANTOS

Data: 9/10/2013
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Cartões amarelos: Diogo, Uelliton (CTB); Arouca, Everton Costa, Neilton (SAN)
GOL: Julio César, 17'/2ºT.

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Luccas Claro e Diogo; Uelliton, Gil, Robinho (Júnior Urso) e Alex (Lincoln); Geraldo (Carlinhos) e Julio César.
Técnico: Péricles Chamusca.

SANTOS: Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson; Alison, Arouca (Pedro Castro) e Cícero; Everton Costa (Neilton), Willian José (Giva) e Thiago Ribeiro.
Técnico: Claudinei Oliveira.