Topo

Ganso surpreende no SP e iguala recorde de jogos numa temporada

Vitor Pajaro

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/10/2013 06h01

Incógnita. A palavra pode explicar o sentimento da torcida são-paulina quando o clube anunciou no ano passado a contratação de Paulo Henrique Ganso. Apesar do início pouco animador, o jogador espantou o receio e, mais do que as recentes boas atuações, conseguirá igualar nesta quarta-feira uma marca recorde na carreira. 

Contra o Cruzeiro, ele completará sua 54ª partida na temporada, marca atingida apenas em 2009, quando ainda defendia o Santos. Na oportunidade, foram 47 jogos pelo time da Vila Belmiro e outros sete pela seleção sub-20, que na época conquistou o vice-campeonato Mundial da categoria. 

Aliás, 2013 é o único ano em que Ganso, após ter aparecido para o futebol, não vestiu a camisa da seleção brasileira. Em 2010, ele fez 44 jogos pelo Santos e fez sua estreia pelo time principal do Brasil, que iniciava sua trajetória com Mano Menezes. No ano seguinte, atuou ainda menos, 38 vezes entre Santos e seleção. Já em 2012, ano que chegou ao tricolor, Ganso atingiu ao final da temporada 44 partidas. 

A atual sequência do meia tem uma explicação. No início do ano, ele cumpriu um trabalho específico elaborado pelo clube, cujo objetivo era aumentar sua força e massa magra. Com as atividades, realizadas em horários alternativos, o camisa 8 ganhou mais força, mobilidade e intensidade. 

No São Paulo, Ganso é o segundo jogador que mais atuou no ano, atrás apenas de Aloísio, com uma partida a mais.

As boas atuações do meia já renderam elogios do treinador Muricy Ramalho, que o reencontrou no São Paulo. "Ele está cada vez melhor. Sabe organizar o time como ninguém e não pode ter esquecido de jogar futebol", disse o comandante, seguido pelo goleiro Rogério Ceni.

"Eu já vi caras jogarem futebol. Em 20 anos de clube, vi muita gente passar. Eu jogo no gol e gosto de jogar com o pé. Treino muito isso. Eu consigo antever duas jogadas, eu dou o passe e sei o que aquele cara que está com a bola pode fazer. Esse menino antevê umas quatro jogadas antes. É impressionante a qualidade dele com a bola no pé", observou o capitão. 

Se Ganso está 100%, o mesmo não se pode dizer do restante do elenco são-paulino. Nesta quarta, o time entra em campo contra o líder Cruzeiro e não poderá contar com Luis Fabiano, Antônio Carlos, Rafael Toloi e Denilson, lesionados. Além deles, Rogério Ceni, suspenso, também fica fora. 

Números de Ganso

2008 - 6 jogos, 0 gols - Santos
2009 - 54 jogos, 11 gols - Santos e seleção sub-20
2010 - 44 jogos, 13 gols - Santos e seleção
2011 - 38 jogos, 5 gols - Santos e seleção
2012 - 44 jogos, 8 gols - Santos, São Paulo e seleção
2013 - 53 jogos, 3 gols - São Paulo