Topo

Criciúma marca aos 43 do segundo tempo, vence o Grêmio e 'ajuda' Cruzeiro

Daniel Carvalho cumprimenta reservas do Criciúma após gol de Wellington Paulista sobre o Grêmio - Jefferson Bernardes/ Agência Preview
Daniel Carvalho cumprimenta reservas do Criciúma após gol de Wellington Paulista sobre o Grêmio Imagem: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre*

09/10/2013 21h21

O Criciúma saiu na frente, sofreu empate, pressão, mas aos 43 do segundo tempo venceu o Grêmio, nesta quarta-feira, na Arena, pela 27ª rodada do Brasileirão. O time catarinense, com gols de Wellington Paulista e Serginho, fez 2 a 1, e 'ajudou' o Cruzeiro, que poderia chegar a 14 pontos de vantagem sobre o vice-líder, exatamente o tricolor de Porto Alegre, mas perdeu para o São Paulo.

Na briga para fugir do rebaixamento, o Criciúma chegou aos 29 pontos e passou o Vasco no número de vitórias. Enquanto isso, o Grêmio parou com 48 e não tem como perder a vice-liderança.

Em um jogo do segundo colocado contra o antepenúltimo, não se poderia esperar algo diferente do que aconteceu nos 15 primeiros minutos entre Grêmio e Criciúma. Só o time gaúcho jogou. Antes dos 10 minutos de jogo foram três chances. A primeira com Zé Roberto, aos 4 minutos, a segunda com Barcos, aos 6, e depois com Rhodolfo, aos 9. Todas pararam na zaga ou no goleiro Galatto.

Renato Gaúcho mudou a formação do Grêmio. Em vez de manter 3-5-2 ou 4-3-3, o treinador levou o Grêmio a campo pela primeira vez no 4-5-1. Zé Roberto e Elano voltaram a atuar juntos após longo período no banco. E a entrada deles, juntos com Maxi Rodríguez, deu algo que os gaúchos não tinham até agora: futebol bonito.

O Criciúma foi acuado e concluiu em gol pela primeira vez somente aos 20 minutos da etapa inicial. Wellington Paulista bateu muito longe da meta defendida por Dida, que assistiu os minutos iniciais sem participar.

Após romper a pressão gremista, o Criciúma fez mais: abriu o placar. Daniel Carvalho cruzou e Wellington Paulista desviou de cabeça, rompendo a marca de cinco jogos de invencibilidade da zaga gremista, aos 35 do primeiro tempo. O recorde em Brasileirão, de 2008, não foi quebrado.

Aos 43 minutos, Barcos se aproveitou de um rebote e bateu de primeira. Por cima do gol defendido por Galatto, e fim das ações relevantes no primeiro tempo, que encerrou com vitória parcial dos visitantes por 1 a 0.

"A única bola que eles tiveram, fizeram o gol", lamentou Elano. "Somos encarregados de cada um marcar um. Infelizmente deram bobeira. Eles queriam uma jogada assim. Conseguiram", acrescentou Rhodolfo pelo Grêmio. "Estamos bem no jogo. Saímos na frente e temos que trabalhar para manter o resultado", disse Galatto. "Temos que ter a bola no pé e trabalhar a jogada. O campo é grande, é bom, a torcida fica do lado de fora. Sempre consigo marcar contra o Grêmio", concluiu Wellington Paulista, pelo Criciúma.

O Grêmio voltou com tudo para o segundo tempo. Aos 6 minutos, Elano bateu forte por cima do gol. Aos 8, Wendell entrou na área e obrigou Galatto a uma difícil defesa. Não demorou para o empate. Aos 11, Maxi Rodríguez fez linda jogada, driblou em velocidade na área e bateu cruzado para igualar o marcador.

Nos minutos que seguiram, o Grêmio pressionou muito. Chance após chance o nervosismo aumentou. Mas a frustração completa ocorreu aos 43 do segundo tempo. Escanteio cobrado e Serginho cabeceou para a rede. Vitória do Criciúma em plena Arena.

Leia as opiniões dos blogueiros do UOL

GRÊMIO  1 X 2 CRICIÚMA

Data: 09/10/2013 (quarta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Elmo Alves Cunha
Auxiliares: Cleriston Barreto e Celso Barbosa
Renda: R$ 502.468,00
Público: 18.109 presentes
Cartões amarelos:  Sueliton (CRI) João Vitor (CRI), Werley (GRE)
Gols: Wellington Paulista, do Criciúma, aos 35 do primeiro tempo. Maxi Rodríguez, do Grêmio, aos 11 do segundo tempo. Serginho, do Criciúma, aos 43 do segundo tempo.

GRÊMIO
Dida; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Souza, Adriano, Elano (Lucas Coelho), Zé Roberto (Paulinho) e Maxi Rodríguez (Jean Deretti); Barcos.
Técnico: Renato Gaúcho

CRICIÚMA
Galatto; Sueliton (Ezequiel), Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, Ricardinho, João Vitor e Daniel Carvalho (Morais); Lins e Wellington Paulista (Marcel).
Técnico: Argel Fucks

*Atualizado às 23h42