Topo

Procurador denunciará o São Paulo por briga e pode incluir o Corinthians

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

14/10/2013 09h58

O procurador do STJD, Paulo Schmitt, informou nesta segunda-feira que está reunindo materiais para oferecer denúncia ao Tribunal sobre a briga envolvendo torcedores do São Paulo no clássico contra o Corinthians, no Morumbi, domingo, 0 a 0.

A denúncia será feita com base no artigo 213 (não oferecer segurança), que estabelece multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil, mais perda de mando de uma a dez partidas.

O artigo também cita punição ao time visitante em caso de comprovada invasão ou lançamento de objetos.

O São Paulo, a princípio, é quem corre maior risco de punição (por ser mandante do jogo e por ter envolvido torcedores do clube contra policiais militares). Caso isso aconteça, o time terá de jogar a reta final do torneio em um raio de 100km de distância da capital paulista. No entanto, o Corinthians também poderá ser denunciado, frisa Schmitt.

Isso porque o procurador analisa se a briga na arquibancada teve origem após suposta bomba atirada por torcedores corintianos em direção ao setor onde estavam são-paulinos.

“A princípio, o mandante [São Paulo] deve ser denunciado. Estamos aguardando novos materiais para formalizar a denúncia. Acredito que até o fim da semana já seja feita [a denúncia] no artigo 213”, comunicou o procurador ao UOL Esporte.

“Mas pode também ter o Corinthians. Por isso temos que avaliar tudo e verificar se houve participação de torcedores corintianos”, complementou.

O árbitro Wilson Seneme fez menção apenas à torcida do São Paulo no relato feito na súmula sobre a confusão.

Uma vez oferecida a denúncia, o STJD acolhe e inicia processo. O Corinthians já foi punido neste Brasileirão em virtude de brigas na arquibancada. O clube teve de mandar quatro jogos para estádios fora de casa em razão dos incidentes entre torcedores no jogo Vasco x Corinthians, realizado em Brasília.

Garrafa pode causar novo gancho ao Corinthians

O Corinthians pode enfrentar outra punição do STJD. O árbitro Raphael Klaus relatou na súmula a garrafa plástica que atingiu seu assistente Bruno Salgado Rizzo durante o duelo entre Portuguesa 4 x 0 Corinthians. O time alvinegro pode receber nova punição no STJD e perder até dez mandos de campo.