Topo

Botafogo perde para Vitória, cai para 4º e vê rival encostar no G-4

Do UOl, no Rio de Janeiro

17/10/2013 23h06

O Vitória fez o dever de casa e venceu o Botafogo por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Barradão. Com o resultado, o Rubro-negro pulou para a 5ª colocação, chegou aos 43 pontos e diminuiu a diferença para o G-4. O Alvinegro carioca, por sua vez, caiu para o quarto lugar, se manteve com os mesmos 49 e viu o rival diminuir a diferença para o grupo que disputa vaga na Libertadores. Willian fez o gol que garantiu os três pontos aos baianos.

Na próxima rodada, o Botafogo irá encarar o Vasco no clássico do domingo, às 18h30, no Maracanã. Já o Vitória encara a Portuguesa no mesmo dia e horário, no Canindé.

Com o Vitória sonhando com uma vaga na Libertadores, era esperada uma forte pressão do time da casa nos minutos iniciais. Mas não foi o que aconteceu. Pelo contrário. O Botafogo mostrou um futebol envolvente e chegou frequentemente ao gol do adversário. O primeiro tento só não saiu aos 7min porque Lodeiro chutou torto após vacilo de Juan, que cortou errado.

Após o susto, o Vitória percebeu que teria que mudar sua postura para conquistar os três pontos. E foi isso que a equipe rubro-negra fez. Os donos da casa saíram para o ataque e responderam com Marquinhos em chute forte de fora da área que passou perto do ângulo esquerdo de Renan. E aquele que seria o gol do Rubro-negro saiu aos 22min, mas Marquinhos estava impedido e invalidou o lance.

O jogo ficou aberto com ambas as equipes tendo oportunidades de gol. A mais clara foi do Botafogo. Seedorf aproveitou bagunça da defesa e chutou forte, de primeira, de dentro da grande área. O goleiro Wilson já estava vendido, mas Lodeiro entrou na frente e acabou tirando o gol alvinegro.

O técnico Oswaldo de Oliveira trocou Lodeiro por Henrique, já que o uruguaio defendeu sua seleção na última terça e chegou a Salvador na hora do almoço. Assim como no primeiro tempo, o Botafogo iniciou a etapa complementar em cima do Vitória. Com menos de 5min, Seedorf teve boa chance na entrada da área, mas finalizou sem muita força.

Mas o Vitória mostrou estar vivo. Renan foi obrigado a fazer boas intervenções em chutes de Dinei e Juan. Henrique respondeu, mas chutou em cima de Wilson. Aos 30min, Juan driblou Edílson, que, de carrinho, acerta o lateral. Pênalti igonorado pela arbitragem. Mas não teve jeito. Os donos da casa mostraram força e abriram o placar com Willian Henrique. Em boa jogada coletiva, o atacante teve apenas que empurrar para o fundo do gol, aos 33min.

O Botafogo ainda esboçou uma reação, mas não era dia do time do Rio de Janeiro. Henrique acertou a trave, Rafael Marques carimbou o adversário, mas a bola insistia em não entrar. Melhor para o Vitória, que pulou para a 5ª colocação e reduziu a diferença para o G-4.

Leia as opiniões dos blogueiros do UOL

VITÓRIA 1 X 0 BOTAFOGO

Data: 17/10/2013 (quinta-feira)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Alicio Pena Junior (MG)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Fabio Pereira (TO)
Cartões amarelos: Lodeiro e Renan (BOT), Juan (VIT)
Gol: Willian, aos 33 minutos do segundo tempo

VITÓRIA
Wilson, Ayrton, Victor Santos, Luiz Gustavo e Juan; Cáceres, Marcelo (Euller), Escudeiro (Elizeu) e Renato Cajá (Willian Henrique); Marquinhos e Dinei
Técnico: Ney Franco

BOTAFOGO
Renan, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar (Lima); Marcelo Mattos (Alex), Renato, Seedorf, Gegê, Lodeiro (Henrique); Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira