Topo

Vitória cede empate para a Portuguesa e perde a chance de encostar no G-4

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/10/2013 20h26

Em uma partida equilibrada, o Vitória ficou no empate com a Portuguesa por 1 a 1 neste domingo, no Canindé, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cáceres abriu o placar para os baianos e Moisés deixou tudo igual. O resultado foi ruim para os dois times porque a equipe visitante perdeu a oportunidade de continuar na cola dos postulantes ao G-4. Por outro lado, os mandantes seguem próximos das últimas posições.

Antes da bola rolar, jogadores dos dois times se reuniram no centro do campo para mostrar união em relação ao Bom Senso FC. O movimento foi criado para tentar procurar melhorias aos atletas profissionais.

Quando a partida iniciou, a Portuguesa tentou se impor na busca de seu primeiro gol. Entretanto, o Vitória exercia uma forte marcação, principalmente sobre Souza. O meia era a principal válvula de escape do time da casa era vigiado de perto.

Em um dos primeiros ataques efetivos do jogo, o Vitória saiu na frente após uma bela jogada, aos 18. Renato Cajá rolou na medida para Cáceres entrar na área e finalizar com violência para vencer Lauro.

O gol abateu a equipe da Portuguesa que não conseguia se organizar para buscar o empate. A partida acabou ficando morna ao longo da etapa porque o Vitória apostou em uma postura recuada. Ney Franco se viu obrigado a mexer na equipe baiana, aos 36, quando Marcelo deixou o campo machucado e deu lugar a William Henrique. O placar não se alterou e o primeiro tempo terminou com a vitória parcial dos visitantes.

A Portuguesa iniciou o segundo tempo com Wanderson e Henrique nos lugares de Corrêa e Bergson. Por outro lado, o Vitória retornou com a mesma formação. O panorama do jogo pouco foi alterado porque a equipe baiana quase ampliou em dois lances individuais de William Henrique. No mais claro, aos quatro, o atacante driblou dois zagueiros e finalizou para fora quando estava sozinho na frente de Lauro.

Os donos da casa melhoram na partida e passaram a criar boas oportunidades. As jogadas pelos lados do campo eram muito utilizadas e o empate parecia questão de tempo. O Vitória apostava nos contra-ataques, mas não era muito efetivo. A Portuguesa acabou sendo premiada, aos 17. Luís Ricardo cruzou rasteiro da direita, Luis Gustavo falhou e o meia aproveitou para igualar o placar.

O jogo ficou aberto porque o resultado não era interessante para os dois times. Souza obrigou Wilson a praticar ótima defesa em cobrança de falta, aos 24. Cinco minutos depois foi a vez de Marquinhos perder gol feito ao finalizar fraco quando ficou livre na frente de Lauro.

O Vitória melhorou sua postura ofensiva e Dinei foi acionado em diversas oportunidades. A zaga da Portuguesa tinha dificuldade para marcar o atacante, mas ele não conseguia aproveitar.A equipe da casa era perigosa principalmente nas jogadas armadas pelo lateral Luis Ricardo, mas o placar se manteve com o empate ruim para as duas equipes.

PORTUGUESA 1 x 1 VITÓRIA

Local:
Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 20/10/2013 (domingo)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Katiuscia Berger Mendonça (ES) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Cartões amarelos: Willian Arão, Moisés Moura e Rogério (Portuguesa); Victor Ramos e Luis Gustavo (Vitória)
Gols: Cáceres, aos 18min, do primeiro tempo; Moisés, aos 17min, do segundo tempo

Portuguesa:
Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Corrêa (Wanderson), Willian Arão (Bruninho), Bruno Henrique, Moisés e Souza; Bergson (Henrique)
Técnico: Guto Ferreira

Vitória:
Wilson; Ayrton, Kadu, Victor Ramos e Juan; Marcelo (William Henrique), Luis Gustavo (Escudero), Cáceres, e Renato Cajá (Euller); Marquinhos e Dinei
Técnico: Ney Franco