Topo

Cruzeiro entra com recurso contra perda de mando para pegar Grêmio no Mineirão

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

28/10/2013 16h33

O departamento jurídico do Cruzeiro movimentou-se rapidamente e na tarde desta segunda-feira entrou com recurso e pedido de efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a punição imposta com perda de um mando de campo. A intenção do clube celeste é obter uma nova audiência e garantir que o cumprimento da pena não ocorra até a realização de um novo julgamento.

Todos os esforços são justificados pela preocupação do clube de não cumprir a pena no jogo diante do Grêmio, no dia 10 de novembro, em confronto que poderá marcar a conquista antecipada do título brasileiro. "Já entramos agora a tarde, há uma hora atrás, com o pedido de recurso e efeito suspensivo. Teríamos até um prazo maior (terça-feira), mas a gente antecipou para evitar uma confusão no campeonato", disse o advogado do clube celeste Carlos Portinho.

"Isso porque a CBF (Confederação Brasileira de Fuetbol) poderia marcar a punição a partir de hoje e não é o que a gente quer. Estamos muito confiantes em uma resposta positiva", acrescentou Portinho. A expectativa do advogado é de que o tribunal emita alguma posição entre o fim da tarde desta terça-feira e o início da próxima quarta.

A intenção do clube celeste é se livrar da pena e conseguir a absolvição, já que consideraram injusta a punição de perda de um mando de campo e de R$30 mil pelos incidentes provocados por alguns torcedores cruzeirenses no clássico contra o Atlético-MG, no Independência. O clube estrelado chegou a acionar judicialmente esses integrantes de algumas torcidas organizadas judicialmente.

A partida contra o Grêmio é vista como decisiva para a definição do campeonato. Com uma combinação de resultados, os mineiros poderão se sagrar campeões no duelo contra os gaúchos. Para isso, basta vencer os dois próximos jogos e torcer por pelo menos uma derrota do Botafogo e um empate do Atlético-PR nas próximas duas rodadas.

O clube já iniciou a venda de ingressos para o jogo contra o tricolor gaúcho e já comercializou mais de 11 mil lugares. Se somados aos 12.500 sócios com entrada garantida, mais de 23 mil pessoas têm presença certa para a partida que deverá ser o maior público do Cruzeiro no Brasileirão. Também por isso, o clube quer evitar os transtornos com a venda dos bilhetes, que seguem sendo comercializados na internet para os sócios da categoria Cruzeiro Sempre.