Topo

Próximo do título, Cruzeiro controla ansiedade e evita euforia da torcida

Do UOL, em Belo Horizonte

28/10/2013 06h00

Depois de um momento de instabilidade no Brasileirão, o Cruzeiro recuperou-se com a vitória dramática sobre o Criciúma, por 5 a 3, no sábado passado, que o deixou mais próximo do título. Com vantagem de 12 pontos na liderança, a preocupação na Toca da Raposa é controlar a ansiedade e o oba-oba da torcida nas rodadas finais da competição.

“Não vamos deixar que nada externo possa nos atrapalhar, nem o elogio exagerado e nem a crítica quando as coisas não saem. A gente precisa é estar bem concentrado, aquilo que está no nosso propósito de chegar à frente, de estar disputando título, de estar disputando objetivos grandes”, observou o técnico Marcelo Oliveira.

O Cruzeiro está em condição muito favorável para conquistar o título e é visto como virtual campeão brasileiro. Com o ataque mais positivo (65 gols), a segunda defesa vazada e melhor mandante e visitante, o time celeste está a 12 pontos do Botafogo e do Grêmio, segundo e terceiro colocados, respectivamente, restando apenas sete rodadas para o término da competição.

Matematicamente, a equipe celeste confirmará o título com mais três vitórias. Dessa forma, alcançaria 74 pontos e chegaria a 23 triunfos, e não poderia ser superado por Botafogo e Grêmio, que também atingiriam a pontuação do time mineiro, mas teriam uma vitória a menos.

Porém, se vencer os próximos jogos, contra Santos e Grêmio, o Cruzeiro pode ser campeão antecipadamente caso os concorrentes diretos (Botafogo e Grêmio) tropecem nas duas rodadas seguintes.

Marcelo Oliveira vê o Cruzeiro nos trilhos para conquistar do tricampeonato e espera uma vitória diante do Santos, domingo, na Vila Belmiro, para encurtar sua trajetória.

“O caminho é esse, estamos bem conscientes disso e vamos fazer do próximo jogo o mais importante do ano, que é o Santos. Preparar bem, fazer uma semana boa, essa tranquilidade da vitória com confiança, mas nada de auê, o caminho é curto, mas é longo”, afirmou.

Para superar a ansiedade e evitar o clima de já ganhou, o treinador destaca o comprometimento dos jogadores, que, em sua visão, facilita manter o foco na conquista do título. “Felizmente a gente tem um grupo muito comprometido e isso naturalmente é facilitado no dia a dia”, ressaltou o técnico cruzeirense.

O discurso da comissão técnica parece que já foi assimilado pelos atletas. “Vamos comemorar só quando estiver na nossa mão (a taça). Estamos perto, estamos, mas temos que lutar muito como lutamos contra o Criciúma”, disse Dagoberto, que poderá conquistar seu quarto título brasileiro na carreira.