Topo

Flu 'some' da TV aberta no 2º turno do BR e lamenta baixa exposição

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/10/2013 06h00

Campeão brasileiro em 2012, o Fluminense tem sido o clube carioca menos agraciado com transmissões em TV aberta na atual edição do campeonato nacional. No segundo turno, a situação se tornou ainda mais delicada, com apenas duas partidas do clube exibidas na televisão comum.

A baixa presença do Fluminense na TV aberta gerou descontentamento na diretoria do Fluminense. O clube lamenta a exposição pequena que o Tricolor vem tendo por conta da quase ausência. Apenas 15% de seus jogos no segundo turno foram televisionados pela Globo.

“Obviamente que não estamos satisfeitos com essa situação. É algo que prejudica o nosso torcedor de fora do Rio, que passa a não ter acesso aos jogos, além de termos uma exposição menor. São coisas muito importantes, além de ser algo que desagrada o patrocinador”, afirmou o vice presidente de marketing do Fluminense, Idel Halfen.

A exposição é algo fundamental para o Fluminense. O Tricolor tem como uma de suas principais fontes de receita a patrocinadora Unimed, que banca grande parte sua folha salarial em troca da exibição de sua marca no uniforme do clube. O dirigente,  no entanto, prefere não criticar a escolha da TV Globo.

“É difícil nos metermos na grade da Globo. Ela tem as razoes dela para fazer isso. Felizmente, não recebemos pelo número de jogos transmitidos. Não mexe com valor que recebemos. É algo que afeta principalmente os torcedores de fora do estado, que ficam distantes do clube”, argumentou Halfen.

A diminuição da presença do Tricolor na TV aberta coincidiu com a queda de rendimento da equipe. No primeiro turno, o Fluminense chegou a estar em boas posições no Campeonato Brasileiro. No returno, porém, o clube pouco se distanciou da zona de rebaixamento, mesmo em seus melhores momentos.

O time das Laranjeiras é o lanterna entre os clubes cariocas em relação às transmissões na TV Globo. Dos 40 jogos de clubes do Rio transmitidos até aqui, apenas seis foram do Fluminense, incluindo o clássico com o Vasco, vencido pelo rival na Ressacada. O Flamengo, por exemplo, já teve 18 partidas exibidas pela televisão. Vasco e Botafogo já tiveram nove e oito aparições, respectivamente.

A baixa presença televisiva também gerou uma situação curiosa. No segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Fluminense se tornou frequentador assíduo das noites de sábado na tabela da competição. Em sete rodadas no final de semana, o Tricolor atuou em apenas duas oportunidades no domingo.

A diretoria prefere não condenar a escolha da Globo de transmitir mais jogos do Flamengo, clube com a maior torcida do Brasil. Embora o Rubro-negro hoje esteja numa situação melhor na tabela, na 11ª posição, as duas equipes ficaram próximas na classificação durante grande parte da competição.

“É uma escolha da Globo, imagino que por conta da audiência. Ainda assim, em uma rodada, tínhamos um jogo marcado para o horário da Globo e acabaram remarcando uma partida do Flamengo para ser transmitida. Nesse caso, é um fator importante”, lamentou o dirigente.

Em 16º lugar no Campeonato Brasileiro, o Fluminense vive um ano bem abaixo dos últimos três, quando disputou as posições superiores da tabela. Além dos dois títulos em 2010 e 2012, o time foi o terceiro colocado em 2011, atrás apenas do campeão Corinthians e do Vasco.

Atualmente, o Fluminense está a apenas três pontos da zona de rebaixamento do Brasileiro, com 36 pontos em 31 rodadas. Em caso de uma derrota no clássico das 19h30 do próximo domingo, contra o Flamengo, o time pode entrar na degola. Ponte Preta e Vasco são os candidatos a ultrapassar o Tricolor neste fim de semana.