Topo

Em ritmo de treino para o Mundial, Atlético goleia e confirma queda do Náutico

Do UOL, em Belo Horizonte

02/11/2013 22h50

Coube ao Atlético-MG a missão de confirmar o primeiro rebaixamento do Brasileirão deste ano. Ao golear o Náutico, por 5 a 0, na noite deste sábado de finados, no Independência, o time atleticano definiu a situação do clube pernambucano, que já se anunciava há algumas rodadas. Curiosamente, o cenário para a oficialização da degola do tradicional clube foi a casa atleticana, que ficou conhecida este ano pelo slogan repetido à exaustão por seus torcedores: “Caiu no Horto tá morto”.

Foi a sétima derrota consecutiva do Náutico, que tem 17 pontos e, mesmo se vencer seus últimos seis jogos, chegará ao máximo a 35, um a menos do que o Fluminense, com 36, que é o primeiro fora da zona de queda. “Infelizmente, a gente não tem nada a ver com o momento difícil do Náutico e procuramos fazer a nossa parte”, observou o atacante Fernandinho, um dos destaques da partida.

Para o Atlético-MG, que vinha de derrota para o Botafogo, por 1 a 0, há uma semana, o jogo valia mais como oportunidade de preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos, com direito a observações feitas pelo técnico Cuca. Com o seu 13º triunfo, a equipe atleticana chegou aos 48 pontos, ocupando a sexta posição, pelo menos até o final da rodada.

O treinador do Atlético, no entanto, fez questão de mostrar respeito ao adversário. “O Náutico é franco atirador. Temos que entrar com força desde o início para pegar moral no jogo. E queremos pegar corpo nos sete jogos que faltam para chegar ao desafio do Mundial no nosso melhor momento”, comentou. E o objetivo atleticano foi alcançado. Diante de um adversário que entrou em campo abatido, o Atlético-MG mostrou vontade de chegar ao gol desde o início e não demorou muito para ficar em vantagem no placar, com gol marcado por Fernandinho, aos 11 min da etapa inicial.

O Náutico, que precisava vencer para continuar com chances de salvação, entrou em campo preocupado principalmente em se defender, tentando esporádicos contra-ataques puxados por Maikon Leite. Como levou dois gols em menos de 25 minutos, acabou se tornando presa fácil para o time atleticano. Dessa forma, a equipe pernambucana sofreu sua 23ª derrota e sua defesa chegou aos 64 gols sofridos. Depois de um triunfo parcial, por 2 a 0, nos 45 minutos, o Atlético construiu a goleada na etapa final.

Logo aos 5 min do primeiro tempo, o Atlético-MG criou ótima chance, quando Fernandinho bateu e o goleiro Ricardo Berna salvou com os pés. Seis minutos depois, o Victor, convocado por Felipão, repôs a bola nos pés de Tardelli que colocou Fernandinho livre, para colocar na saída do camisa 1 adversário e colocar a bola nas redes. Sem forçar muito, o alvinegro mineiro fez o segundo gol, quando Fernandinho fez boa jogada individual e tocou para Jô finalizar e fazer 2 a 0.

Depois disso, o Atlético-MG diminuiu o ritmo. E o Náutico teve uma boa chance de gol, quando Maykon Leite, livre na área atleticana, bateu mal, isolando a bola. A torcida atleticana, que compareceu em bom número ao Independência, aplaudia as boas jogadas do quarteto ofensivo por Diego Tardelli, Guilherme, Jô e Fernandinho.

O Atlético-MG voltou para o segundo tempo com o mesmo time, enquanto o Náutico fez uma alteração: Helder no lugar de Olivera. E foi o time visitante que finalizou pela primeira vez na etapa final, em cobrança de falta de Bruno Collaço, mas sem direção. O time da casa tocava passes, sem acelerar o ritmo. A consequência era uma partida lenta, com pouca emoção. Mesmo assim, o anfitrião ampliou sua vantagem. Aos 12 min, Guilherme, de cabeça, completou desvio de cabeça de Jô, após cobrança de escanteio de Tardelli.

Com a vitória assegurada, diante do Náutico totalmente batido em campo, o torcedor atleticano fez festa, cantando o hino do clube e apresentando música voltada para o Mundial, cujo refrão diz “vamos, vamos meu Galô, pro Marrocos eu também vou”. Com a bola rolando, o Atlético criou novas chances de gol. Aos 22 min, Diego Tardelli quebrou longo jejum e marcou de falta o quarto tento atleticano. Sem nenhum poder de reação, os jogadores do Náutico assistiam à essa altura o time mineiro fazer belas jogadas.

Foi assim, aos 29 min, quando Luan fez bom lance individual e tocou para Alecsandro marcar o quinto. Os dois tinham entrado havia pouco tempo. E ainda houve tempo para uma situação inusitada: uma das bandeiras de escanteio foi danificada e teve que ser consertada, com esparadrapo, que foi buscado pelo quarto árbitro nos vestiários do estádio. Por isso, a partida ficou três minutos interrompida. Depois de retomado o jogo, o Atlético-MG administrou e ainda desperdiçou pelo menos mais uma grande chance.

 

 

ATLÉTICO-MG 5 X 0 NÁUTICO

Data: 2/11/2013 (sábado)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Sérgio Gomes (MA)
Cartões amarelos:  Bruno Collaço, Martinez (NAU)
Gols: Fernandinho, aos 11 min e Jô, aos 22 min do primeiro tempo; Guilherme, aos 12, Diego Tardelli, aos 22 min e Alecsandro, aos 29 min do segundo tempo

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva,Réver e Lucas Cândido; Pierre, Josué (Luan), Diego Tardelli e Guilherme; Jô (Alecsandro) e Fernandinho (Neto Berola)

Técnico: Cuca

NÁUTICO
Ricardo Berna; Auremir, João Filipe, Willian e Bruno Collaço; Elicarlos, Derley, Martinez e Tiago Real; Maikon Leite (João Paulo) e Olivera (Helder)

Técnico: Marcelo Martelotte