Topo

Vasco bate Coritiba na estreia de Adilson Batista e ameniza crise

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/11/2013 21h21

O Vasco venceu o Coritiba por 2 a 1 em sua primeira partida sob o comando do técnico Adilson Batista, na noite deste sábado, no Moacyrzão, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Edmilson marcou os gols da vitória que pode tirar o Cruzmaltino da zona de rebaixamento no domingo, com ajuda de uma combinação de resultados. Lucas Claro descontou para o adversário.

O Cruzmaltino chegou aos 36 pontos e está com o mesmo número de pontos que o 16º colocado, o Fluminense, mas com um saldo inferior em quatro gols. O Tricolor, portanto, pode ser ultrapassado caso sofra uma goleada para o Flamengo, no clássico marcado para as 19h30 deste domingo.

Já o Coritiba teve sua reação no Campeonato Brasileiro freada. O time havia vencido o Cruzeiro por 2 a 1 e goleado o Grêmio por 4 a 0 nas últimas duas rodadas. A equipe está com 40 pontos e segue ameaçada pela possibilidade de rebaixamento.

Mandante da partida, Vasco começou o duelo buscando o ataque, como era de se esperar por conta da situação incômoda da equipe na tabela. O Cruzmaltino, no entanto, encontrava dificuldades para superar a defesa do Coritiba, que apostava no contragolpe para surpreender o Cruzmaltino.

Aos 19min, o Vasco ainda tomou um duro golpe. Juninho Pernambucano deixou o campo sentindo dores na perna direita e foi substituído por Abuda. No lance seguinte, Willian Farias teve boa chance de abrir o placar, mas desperdiçou a oportunidade.

O Vasco, no entanto, reagiu bem à perda do seu principal jogador. Pouco depois de saída de Juninho Pernambucano, Marlone assumiu a cobrança das faltas e alçou bola na área aos 26min. Livre, Edmilson aproveitou o cruzamento para abrir o marcador para a equipe.

Mesmo com a importância da partida para as duas equipes, poucas oportunidades de gol surgiam durante o confronto. Vasco e Coritiba encontravam dificuldades na armação de jogadas. O lance de maior perigo antes do intervalo foi uma cobrança de falta de Julio César já aos 45min, que parou nas mãos de Alessandro.

Com a vantagem no marcador, o treinador Adilson Batista optou por uma postura defensiva na segunda etapa. Ele trocou o meia Francismar pelo zagueiro Renato Silva logo no intervalo, o que dificultou as coisas para o Coritiba no ataque.

O Vasco apostava nos contragolpes, mas sem levar grandes sustos aos visitantes. O time ameaçou apenas em um chute de Edmilson aos 15min, mas que saiu sem força. Já o rival pouco criava em campo.

Mesmo com o foco nos contra-ataques, o Vasco praticamente definiria o jogo aos 27min com um lance individual do jovem Marlone. Ele invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado para Edmilson desviar para o gol e ampliar.

O Vasco ainda levaria um susto no final da partida. Aos 36min do segundo tempo, Luccas Claro diminuiu para o Coritiba, que partiu para o ataque, mas não conseguiu o empate antes do apito final do árbitro.

VASCO 2 X 1 CORITIBA

Data: 02/11/2013 (sábado)
Local: Moacyrzão, em Macaé (RJ)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios e Fabiano da Silva Ramires
Cartões amarelos:  Renato Silva, Wendel, Abuda, Edmilson (VAS); Carlinhos, Leandro Almeida, Gil (COR)
Gols:  Edmilson, aos 26 minutos do primeiro tempo e aos 27 do segundo tempo; Luccas Claro aos 36 minutos do segundo tempo

VASCO
Alessandro, Fágner (Reginaldo), Jomar, Cris e Yotún; Wendel, Pedro Ken, Francismar (Renato Silva) e Juninho Pernambucano (Abuda); Marlone e Edmilson
Técnico: Adilson Batista

CORITIBA
Vanderlei, Gil, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; William Farias, Junior Urso (Lincoln), Robinho, e Alex (Deivid); Julio Cesar e Geraldo (Vitor Junior)
Técnico: Péricles Chamusca