Topo

Flu encara jejum de 42 dias sem Carlinhos e vive rodízio na lateral

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/11/2013 06h00

Além da ausência de Fred, um desfalque tem sido muito lamentado pelo Fluminense nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O Tricolor não consegue vencer desde que perdeu o lateral esquerdo Carlinhos por lesão na coxa esquerda no primeiro tempo do clássico com o Botafogo, que terminou em 1 a 1.

A última vitória foi exatamente no jogo anterior, por 2 a 1 sobre o Goiás, no dia 28 de outubro, há 42 dias. Desde então, o Tricolor já entrou em campo mais sete vezes, sem um triunfo sequer. Nas duas últimas rodadas, o time das Laranjeiras acumulou derrotas para Vitória e Flamengo.

A sequência negativa quase custou o cargo de Vanderlei Luxemburgo recentemente. O técnico sofreu forte pressão para deixar o comando da equipe após a derrota para o Vitória, assim como no clássico com o Flamengo. A diretoria, porém, optou por mantê-lo por enquanto.

Mesmo sem a badalação de outros jogadores, como Rafael Sóbis, Fred e Diego Cavalieiri, o lateral é uma das principais peças da equipe. Segundo dados da Datafolha, Carlinhos tem a quarta maior média de bolas recebidas (32,7 por jogo) durante toda a competição. Na sua frente estão apenas D’Alessandro, Seedorf e Robinho, atacante do Coritiba.

Além de perder um dos jogadores mais acionados durante as partidas, o Fluminense também foi atingido por uma coincidência negativa: na mesma partida, o time perdeu o substituto na posição, Ronan. Em julho, o Tricolor havia liberado o argentino Fabian Monzón justamente pelas poucas lesões sofridas por Carlinhos na carreira.

Sem atletas de ofício para a posição, o técnico Vanderlei Luxemburgo improvisou jogadores como os volantes Rafinha e Edinho na vaga, mas sem sucesso. Até mesmo o jovem Ailton, alçado da base aos profissionais pelo treinador, sofreu uma lesão em sua estreia. 

A posição chegou a ser tratada como ‘estigma’ pelo diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano. Hoje, a aposta de Vanderlei Luxemburgo para suprir a ausência dos laterais é o jovem Léo, que já treina entre os profissionais. Ele, porém, é visto como pouco experiente para assumir a função.

Léo pode até mesmo ser titular do Fluminense na partida contra o Corinthians, às 19h30 deste domingo, na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP. A estreia do garoto como titular, no entanto, é improvável. Na última partida, contra o Flamengo, Luxemburgo optou por um esquema com três zagueiros.

O Fluminense é o atual 16º colocado do Campeonato Brasileiro e precisa voltar a vencer para não entrar na zona de rebaixamento já neste final de semana, na 33ª rodada. O time está empatado em pontos com o Vasco, com 36, e leva vantagem apenas no saldo de gols.