Topo

Inter aproveita falhas de seu ex-capitão, vence Botafogo e encerra jejum

Jorge Henrique comemora após marcar o primeiro gol do Inter em cima do Botafogo - Vinícius Costa/ Agência Preview
Jorge Henrique comemora após marcar o primeiro gol do Inter em cima do Botafogo Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Do UOL, em Porto Alegre

10/11/2013 18h52

Cinco jogos depois, o Internacional voltou a vencer. Neste domingo, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, o Colorado aproveitou as falhas de Bolívar para superar o Botafogo por 2 a 1, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão. O triunfo elimina virtualmente a chance de rebaixamento da equipe dirigida por Clemer. E deixa o time carioca ainda a perigo no G-4.

A curiosidade do jogo é que os dois gols do Inter saíram em jogadas onde Bolívar falhou. Capitão do Colorado no título da Libertadores de 2010, o camisa 4 errou quando Jorge Henrique e Jackson balançaram as redes. Dória descontou.

O resultado empurra o Colorado para os 45 pontos. E rende uma subida de duas posições na tabela. Para o Botafogo, o revés significa a manutenção dos 53 pontos, mas ainda a vaga no G-4 em virtude de resultados paralelos.

A vitória do Inter teve como destaque a dupla Jorge Henrique e Otávio, que supriu a atuação fraca de Scocco. E o rendimento de D’Alessandro, bem marcado. No Botafogo, nem mesmo a qualidade de Seedorf foi capaz de deixar o time efetivo.

O Botafogo começou melhor a partida, marcando forte o Internacional e forçando o time dirigido por Clemer ao erro. Mas mesmo com este cenário demorou para chutar ao gol de Muriel. E viu os donos da casa serem mais efetivos. A primeira chance saiu em uma cobrança de falta com Edilson, aos 19 minutos. O camisa 1 do Colorado espalmou.

A resposta do Inter foi mais intensa. Bem marcado, D’Alessandro passou em branco na criação das jogadas. Mas viu Otávio e Willians suprirem seu papel. O volante disparou pelo meio e serviu Fabrício na esquerda. O lateral chutou forte e acertou o pé da trave de Jefferson.

Pouco depois, Otávio recebeu dentro da área e cruzou à meia altura. Scocco e Jorge Henrique se atiraram, mas não chegaram a tempo de desviar para o fundo da rede. O troco do time carioca saiu dos pés de Rafael Marques.

Em condição legal, o camisa 20 recebeu quase na linha da pequena área. Cara a cara com Muriel, tentou um chute colocado e o goleiro do Colorado fez um milagre evitando o gol.

Pouco depois, enfim, o gol. A defesa do Botafogo errou duas vezes. Primeiro com Julio Cesar, que foi desarmado por Otávio na direita. E depois com Bolívar, que tentou recuar de cabeça e falhou bisonhamente. A bola sobrou para Jorge Henrique chutar na saída de Jefferson: 1 a 0.

A segunda etapa começou em alta velocidade e teve dois gols em menos de 5 minutos. Ambos em cobrança de escanteio. Primeiro foi o Botafogo. Seedorf mandou na cabeça de Rafael Marques e ele escorou para Dória. O zagueiro mandou no canto de Muriel e igualou o placar.

Logo em seguida, em outro escanteio, foi o Internacional. D’Alessandro cobrou, Jackson ganhou de Bolívar no alto e desviou para vencer Jefferson. O novo gol dos donos da casa estabilizou a partida. Deixou o Botafogo mais ansioso e sem criar mais.

INTERNACIONAL 2 X 1 BOTAFOGO

Data: 10/11/2013 (domingo)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos e Neuza Ines Back
Público: 13.054 pessoas
Renda: R$ 138.355,00
Cartões amarelos: Edilson (BOT)
Gols: Jorge Henrique, aos 39 minutos do primeiro tempo; Dória, aos 2 minutos; Jackson, aos 6 minutos do segundo tempo;

INTERNACIONAL
Muriel; Ednei (Nathan Índio), Alan, Jackson e Fabrício; João Afonso, Willians, D’Alessandro, Otávio (Josimar) e Jorge Henrique; Scocco (Caio)
Técnico: Clemer

BOTAFOGO
Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Gegê (Bruno Mendes), Seedorf e Elias; Rafael Marques (Hyuri)
Técnico: Oswaldo de Oliveira