Topo

Flu vê pior momento no BR e reforça segurança após tensões com torcida

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/11/2013 06h02

O Fluminense viverá dias agitados nesta semana. Com apenas cinco rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o time está na 18ª posição, sua pior situação na tabela desde o início da competição. Preocupada com a reação da torcida, o Tricolor reforçará sua segurança no desembarque do voo de volta de Araraquara-SP, onde perdeu por 1 a 0 para o Corinthians por 1 a 0 no domingo.

Além dos seguranças fixos contratados pelo futebol do clube,  o Tricolor terá a proteção de cerca de cinco profissionais extras no desembarque da delegação. Existe também a possibilidade da polícia militar ser acionada para garantir a chegada tranquila do elenco ao Rio de Janeiro. O temor é que torcedores tentem algum protesto mais agressivo no aeroporto.

O Fluminense acumulou episódios de atrito com a sua torcida em 2013. No mais recente deles, a sede do clube foi alvo de vandalismo após a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, na 32ª rodada. Na ocasião, torcedores depredaram carros que estavam no estacionamento das Laranjeiras, além de espalharem lixo pelo gramado e rasgarem placas de publicidade.

O muro das Laranjeiras também já foi pichado em três oportunidades durante 2013. A última delas foi há pouco menos de um mês, em outubro, após a derrota para o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão. Os torcedores gravaram a expressão “Planejamento zero” na parede da sede tricolor, como protesto contra a situação atual do Fluminense em campo.

O temor com a segurança vem depois de uma estadia de cinco dias do Fluminense em Atibaia, cidade do interior de São Paulo onde o clube buscou paz após as derrotas consecutivas para Flamengo e Vitória. O novo revés deste domingo, no entanto, deixou a situação ainda mais tensa.

Os titulares da equipe devem realizar apenas um treinamento no campo das Laranjeiras antes do confronto com o Náutico, marcado para quinta-feira, no Maracanã. Os treinos na sede tricolor costumam ser uma preocupação no Fluminense, já que sócios tem acesso liberado ao local das atividades.

A entrada de torcedores nas arquibancadas das Laranjeiras durante treinos já provocaram problemas na preparação do Fluminense. Em agosto, o técnico Vanderlei Luxemburgo acabou desistindo de realizar treino por conta de um intenso protesto da torcida presente ao local.

Em outra oportunidade, antes do clássico com o Flamengo, no começo de novembro, integrantes de torcidas organizadas chegaram a ter uma reunião com jogadores no meio do gramado das Laranjeiras em que procuraram passar apoio aos jogadores. A tensão provocada pela conversa, no entanto, era evidente.

A preocupação também existe com o equilíbrio psicológico da equipe diante de seu pior momento no Campeonato Brasileiro. Após o nono jogo sem vitórias e a terceira derrota consecutiva, o técnico Vanderlei Luxemburgo conversou com seus atletas no vestiário e pediu tranquilidade ao elenco.

“Tive uma conversa com os jogadores no vestiário e pedi equilíbrio. Qualquer resultado hoje seria normal. Era um jogo difícil fora de casa. O torcedor está chateado. Os dirigentes, o técnico, a comissão e os jogadores também. Mas não adianta rachar agora”, disse o treinador. ”Precisamos nos fechar ainda mais. Caso contrário, a coisa vai ficar complicada. Temos que manter o equilíbrio”, completou.

O Fluminense tem uma boa chance de deixar a zona de rebaixamento nesta quinta-feira, às 21h, quando encara o já rebaixado e lanterna Náutico no Maracanã. Com uma vitória o Tricolor pode ultrapassar o Vasco, atual 16º lugar, que visita o Grêmio, terceiro colocado, na quarta-feira. Já o Criciúma, que está na 17ª posição, recebe o vice-líder Atlético-PR no mesmo dia.