Topo

Aproveitamento de Dorival em 'largadas' não salvaria Flu da queda

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/11/2013 11h00

O Fluminense terá cinco partidas para evitar o rebaixamento à série B do Brasileirão de 2013. E o treinador escolhido para a missão é Dorival Júnior, que será apresentado nesta terça e terá que superar inícios de trabalho medianos nos últimos quatro anos para salvar o time das Laranjeiras da queda na elite nacional.

O departamento de futebol da equipe carioca estabeleceu 46 pontos como meta para manutenção na primeira divisão. Atualmente na 18ª posição, com 36 pontos, o time precisa somar mais dez em 15 disputados. Aproveitamento de 66,6%.

Nos cinco primeiros jogos no comando do Vasco nesta temporada, Dorival Júnior conseguiu duas vitórias, duas derrotas e um empate, com aproveitamento de 46,6%. Desempenho idêntico ao apresentado no início dos trabalhos com Flamengo, em 2012, e Atlético-MG, em 2010.

No Inter, em 2011, Dorival teve uma largada um pouco melhor nas cinco primeiras partidas. Foram duas vitórias, dois empates e uma derrota, com 53,3% de aproveitamento. Nos últimos quatro trabalhos, a média de aproveitamento do treinador nos cinco jogos iniciais é de 48%. 

O Fluminense terá três partidas em casa e duas como visitante até o final da competição. A sequência tem Náutico e São Paulo no Maracanã, Santos na Vila Belmiro, Atlético-MG no Maracanã e Bahia na Fonte Nova.

"O Dorival tem tudo para tirar o Fluminense dessa situação. Ele vai enfrentar o Náutico, que está em uma situação complicada. O Fluminense vai jogar em casa e ter mais de 60 mil torcedores empurrando. O Dorival tem tudo para tirar o Fluminense dessa situação", disse o ex-treinador do Tricolor, Vanderlei Luxemburgo, ao programa Bem Amigos, do canal SporTV.

Dorival já havia sido procurado pelo Fluminense antes da queda de Vanderlei Luxemburgo, assim como Caio Junior. O último era o nome preferido do presidente Peter Siemsen, mas enfrentava resistência de aliados da diretoria, que consideram seu perfil diferente do necessário para salvar o clube da queda.

Esta é a terceira vez que Dorival substitui Luxemburgo no comando de uma equipe. Em 2011, o novo técnico do Fluminense ocupou a vaga do antecessor no Atlético-MG. Antes, em 2010, o ex-cruzmaltino ganhou o lugar de Luxa no Santos.

Dorival já comandará o treino da equipe carioca nesta terça-feira, nas Laranjeiras. A estreia será na próxima quinta-feira, às 21h, contra o Náutico, no Maracanã.