Topo

Após dia de festa celeste em BH, Atlético-MG vence Inter e alegra sua torcida

Do UOL, em Belo Horizonte

14/11/2013 22h54

Depois de assistir durante quase 24 horas a festa dos torcedores do arquirrival Cruzeiro, pelo título brasileiro antecipado, a torcida do Atlético-MG teve um pouco de alegria, na noite desta quinta-feira, ao ver a vitória sobre o Internacional, por 2 a 1, no Independência. Dessa forma, a equipe mineira alcançou seu 14º triunfo na competição.

Campeão da Libertadores e já garantido na edição 2014 do torneio, o Atlético-MG chegou aos 52 pontos, reassumindo a sexta posição. Para o alvinegro mineiro, no entanto, como admitiu o presidente Alexandre Kalil, em entrevista à Rádio Itatiaia, no intervalo, o jogo serve como treino. O dirigente lamentou a contusão de Guilherme, ainda no primeiro tempo.

Se o Atlético está usando o Brasileirão para se preparar para a disputa do Mundial, em dezembro, no Marrocos, para o Internacional a intenção é trabalhar a equipe já com vistas à próxima temporada, já que o time gaúcho não tem objetivos a alcançar no atual certame. O colorado, que sofreu a 11ª derrota, manteve-se com 45 pontos, na 11ª posição.

Apesar de representar pouco para as duas equipes no Campeonato Brasileiro, o jogo foi bastante disputado e tenso, em alguns momentos. Já no primeiro tempo, o técnico Cuca desentendeu-se seguidas vezes com a equipe de arbitragem, a ponto de desistir de ficar na área técnica, sentando-se no banco. Os jogadores se estranharam em alguns lances e aconteceram muitas reclamações dos atletas. D’Alessandro liderou esse quesito.

O Atlético-MG começou o jogo presente no campo de ataque, com o Internacional recuado, sem surpresas em relação aos posicionamentos dos dois times. Em menos de seis minutos, Marcos Rocha havia conseguido dois bons cruzamentos pelo lado direito, em que a bola cruzou a área adversária, sem que nenhum atacante atleticano conseguisse finalizar.

Comandado por Tardelli, o Atlético-MG criou boas oportunidades de gols, enquanto o Internacional não levava perigo ao gol defendido por Giovanni. Já Muriel tinha mais trabalho e nos 20 minutos iniciais fez três defesas importantes, a primeira aos 10 min, em chute de Tardelli, depois de se livrar de dois marcadores com um só drible. Na defesa mais difícil, aos 17 min, Alecsandro recebeu do camisa 9 e bateu na saída do goleiro do Inter.

O jogo seguia com o Atlético tomando a iniciativa do jogo e o Internacional marcando forte, à espera de um contra-ataque. Aos 26 min, Cuca teve de mexer no time. Guilherme, titular pelo terceiro jogo seguido, sentiu um “incômodo na coxa” direita e deixou o campo, sendo substituído por Luan.  O próprio Luan também se contundiu na etapa final, o mesmo acontecendo com Marcos Rocha.

Quando a partida havia diminuído um pouco o ritmo, o Atlético-MG abriu o marcador, aos 38 min, quando Luan lançou a bola para Fernandinho, que disputou e ganhou do zagueiro Jackson e chutou muito forte. O gol reaqueceu o jogo. O Inter quase empatou, aos 41 min, quando Jorge Henrique deixou Otávio livre para finalizar e errar o alvo por pouco.No minuto seguinte, Luan acertou belo chute de longe e Muriel fez outra boa defesa.

“Fui feliz, recebi uma bola muito boa do Luan, bola difícil, fiz a diagonal e graças a Deus pude fazer o gol”, comentou Fernandinho, que admitiu tensão por não ter certeza da sua participação no Mundial, já que a Fifa rejeitou sua inscrição, por questões de prazo. A diretoria do Atlético ainda tenta reverter a situação. O goleiro Muriel defendeu o zagueiro Jackson de possível falha. “Fica difícil para a zaga. O Atlético é muito forte dentro de casa, precisamos reagir. Não podemos aceitar o resultado”, analisou.

E o Internacional voltou para o segundo tempo disposto a conseguir a reação. Logo aos 4 min, em cobrança de falta, D’Alessandro bateu bem e o goleiro Giovanni defendeu parcialmente, mas na sequência houve a marcação de impedimento do ataque colorado. A resposta atleticana foi rápida, com Alecsandro, que desperdiçou chance incrível. Pouco depois, Marcos Rocha desperdiçou outra oportunidade. Para aumentar seu poder de ataque, Clemer colocou Rafael Moura no lugar de Caio.

Mas os minutos seguintes foram de domínio do Atlético, que, embalado pelos gritos de seus torcedores, envolvia o adversário, mas desperdiçava muitas oportunidades. E o time da casa foi punido. Aos 20 min, Marcos Rocha cometeu pênalti sobre Otávio, que foi convertido por D’Alessandro. O Inter não teve tempo de comemorar. No minuto seguinte, Alecsandro empatou. Luan, que participou dos dois gols, deixou o campo sentindo uma “dorzinha” e foi substituído por Dátolo. Outro machucado foi Marcos Rocha, substituído por Carlos César.

ATLÉTICO-MG 2 X 1 INTERNACIONAL

Data: 14/11/2013 (quinta-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Dilbert Pedrosa Moisés e Wagner de Almeida Santos
Cartões amarelos:  Diego Tardelli, Lucas Cândido, Marcos Rocha, Alecsandro (ATL); Otávio, Claudio Winck (INT)
Gols: Fernandinho, aos 38 min do primeiro tempo; D’Alessandro, aos 20 min e Alecsandro, aos 21 min do segundo tempo

ATLÉTICO-MG
Giovanni; Marcos Rocha (Carlos César), Leonardo Silva, Réver e Lucas Cândido; Pierre, Josué, Diego Tardelli e Guilherme (Luan) (Dátolo); Alecsandro e Fernandinho

Técnico: Cuca

INTERNACIONAL
Muriel, Claudio Winck (Alex), Jackson, Alan e Fabrício; João Afonso (Valdívia), Willians, Otávio e D’Alessandro; Jorge Henrique e Caio (Rafael Moura)

Técnico: Clemer