Topo

Flu bate Náutico na estreia de Dorival e finda série de 9 jogos sem vitória

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/11/2013 22h52

O Fluminense conseguiu um alívio em sua incômoda situação no Campeonato Brasileiro e voltou a vencer após nove partidas ao derrotar o Náutico por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, na estreia do técnico Dorival Júnior. Além de comemorar a vitória no Maracanã, o time foi beneficiado pela derrota do Bahia para o Santos mais cedo, no Pacaembu, e deixou a zona de rebaixamento. O meia Wagner e o atacante Samuel marcaram os gols da equipe carioca.

A vitória deixa o time das Laranjeiras na 16ª posição com 39 pontos, mesmo número do Bahia, que entra na degola por ter menos vitórias. O Fluminense volta a campo no próximo domingo, às 17h, contra o São Paulo, no Maracanã. O Náutico, já rebaixado e lanterna com apenas 17 pontos, segue cumprindo tabela e recebe o próprio Bahia, também no domingo, às 19h30, na Arena Pernambuco.

O técnico Dorival Júnior não fez surpresas e levou a campo a mesma equipe que havia realizado treinamento durante a semana, com dois atacantes abertos pelo lado do campo e Rafael Sobis como referência. Os minutos iniciais foram de muita correria e poucos acertos. O time da casa marcava mal, mas o Náutico não se aproveitava e também deixava espaços na defesa para contra-ataques.

Os erros de posicionamento do Náutico facilitaram o trabalho do time da casa. Aos 16min, Marcos Junior avançou pela esquerda e encontrou Wagner livre na frente da área. O meia dominou e mandou uma bomba de canhota, no ângulo, sem chances para Ricardo Berna. O jogador não comemorou e justificou a decisão na saída para o intervalo.

“Nossa comemoração é sair dessa zona desconfortável, são cinco finais. Comemorar mesmo só quando estivermos lá longe, que vai ser no fim do campeonato", disse o camisa 19 para a Rádio Globo.

A partida caiu de ritmo após o primeiro gol. O Náutico só ameaçou em chute de Rogério, aos 42min, mas Cavalieri defendeu sem problemas. O Fluminense, porém, perdeu o atacante Marcos Junior, que sofreu lesão muscular e não conseguiu voltar para o segundo tempo. Samuel entrou em seu lugar.

A etapa final mal havia começado e a mudança no ataque tricolor já apresentou resultado. Aos 5min, Wagner recebeu pela esquerda e chutou forte, cruzado. O goleiro Ricardo Berna espalmou para o meio da área e Samuel, livre, apenas empurrou para o fundo das redes, ampliando a vantagem do Fluminense no Maracanã.

Com a vantagem no placar e enfrentando um adversário muito fraco, que praticamente não oferecia resistência, o Fluminense foi criando chances de ampliar. Jean, em chute de fora da área, aos 23min, exigiu grande defesa de Berna. O técnico Dorival Júnior aproveitou para dar novo gás ao time, trocando Wagner e Rhayner por Felipe e Rafinha, respectivamente.

A tarefa de reverter o placar ficou ainda mais complicada para o Náutico após a expulsão de Alison. O zagueiro deu forte entrada em Rafinha e recebeu o cartão vermelho direto. O jogador do Fluminense chegou a sair de campo com dores no tornozelo, mas conseguiu continuar em campo. No fim, o time carioca valorizou a posse de bola e confirmou a vitória para alegria dos mais de 30 mil torcedores presentes no Maracanã.

FLUMINENSE 2 X 0 NÁUTICO

Data: 14/11/2013 (quinta-feira)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha
Auxiliares: Katiuscia Berger Mendonça e Ramires Santos Candido
Renda: R$ 260.985,00
Público: 30.844 (presentes)
Cartões amarelos: Derley, Gustavo (NAU)
Cartão vermelho: Alison (NAU)
Gols:  Wagner, aos 16 minutos do primeiro tempo, e Samuel, aos cinco minutos do segundo tempo

FLUMINENSE
Diego Cavalieri, Igor Julião, Gum, Leandro Euzébio e Digão; Willian, Jean e Wagner (Felipe); Rhayner (Rafinha), Marcos Junior (Samuel) e Rafael Sobis
Técnico: Dorival Júnior

NÁUTICO
Ricardo Berna, Diego, Alison, Leandro Amaro e Bruno Colaço; Elicarlos, Gustavo, Derley e Tiago Real (Morales); Rogério (Saullo) e João Paulo (Auremir)
Técnico: Marcelo Martelotte