Topo

Vasco usa embalo da torcida, vence Cruzeiro e respira em luta contra degola

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/11/2013 21h25

Em situação delicada no Campeonato Brasileiro, o Vasco deu importante passo, neste sábado, para tentar se livrar do rebaixamento. Embalado pela torcida que compareceu em bom número ao Maracanã, o Cruzmaltino venceu o campeão Cruzeiro por 2 a 1 e chegou aos 41 pontos. Os atacantes Thalles e Edmilson marcaram os gols que deixaram o time de São Januário a apenas um ponto de deixar a temida zona da degola; Thalles descontou para os visitantes.

Com o resultado positivo, o Vasco agora irá torcer contra Coritiba, Fluminense e Bahia no complemento da rodada para confirmar a distância mínima para deixar o bloco dos quatro últimos colocados. Na sequência, o time se concentra para os confrontos contra Náutico - em casa - e Atlético-PR - fora - nas duas rodadas finais.

Já o Cruzeiro, que teve praticamente meio time poupado, viu adiada sua tentativa de superar o recorde do São Paulo, de 78 pontos, conseguido no Campeonato Brasileiro de 2006. Os últimos dois compromissos do time mineiro que conquistou a competição de maneira antecipada serão contra Bahia, no Mineirão, e Flamengo, novamente no Maracanã.

Desde o início do jogo, o que se viu foi um time que disputava sua "final de Copa do Mundo" em casa contra uma equipe claramente desmotivada e longe de repetir suas melhores atuações.

Sem Dedé na defesa adversária, o Vasco aproveitou a fragilidade da defesa do Cruzeiro desde os primeiros instantes do jogo para abrir o placar. Aos 3min, Fagner cruzou para a área após cobrança curta de escanteio, Luan desviou e o atacante Thalles empurrou para o gol.

Mesmo com o 1 a 0 a seu favor no placar, o Vasco não quis saber de recuar e continuou pressionando o Cruzeiro. O time mineiro, porém, acertou seu posicionamento no meio campo e igualou as ações.

A equipe campeã do Campeonato Brasileiro chegou a criar boas chances, mas o Cruzmaltino foi mais eficiente. Mesmo com dificuldades em passes e jogadas ofensivas, o Vasco chegou ao segundo gol. Aos 32min, Edmilson recebeu na entrada da área, de frente para a meta de Rafael, e acertou um bonito chute no fundo das redes, tranquilizando ainda mais a situação do time da casa na primeira etapa.

Na volta do intervalo, o Cruzeiro ameaçou "entrar" no jogo e repetir o futebol de campeão da competição. Após um gol anulado logo no início, o time mineiro marcou legalmente aos 19min. O zagueiro Paulão aproveitou a bola cruzada na área e tocou levemente com a cabeça, descontando para os visitantes.

O gol assustou o Vasco e o técnico Adilson Batista, que logo sacou o lateral direito Fagner e colocou Renato Silva, formando uma linha de três zagueiros. O Cruzmaltino passou a se defender e apostar apenas em rápidos contra-ataques. E a barreira montada funcionou. Se não foi bem nas saídas ofensivas, pelo menos o time de São Januário se fechou bem e segurou a importante vitória na luta para fugir do rebaixamento.

VASCO 2 x 1 CRUZEIRO

Data: 23/11/2013 (sábado)
Local: Estádio Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)
Renda: R$ 667.340,00
Público: 32.988 pagantes / 38.654 presentes
Cartões amarelos: Edmilson, Guiñazu, Marlone e Fagner (VAS);
Gols: Thalles, aos 3, e Edmilson, aos 32 minutos do primeiro tempo; Paulão, aos 19 minutos do segundo tempo

Vasco
Alessandro; Fagner (Renato Silva), Cris, Luan e Yotún; Guiñazu, Abuda, Pedro Ken e Marlone (Bernardo); Edmilson e Thalles (Robinho)
Técnico: Adilson Batista

Cruzeiro
Rafael; Ceará, Leo, Paulão e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart (Élber) e Willian; Vinícius Araújo (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira