Topo

Bahia segura a Lusa com um a menos, vence com gol de Fernandão e respira

Do UOL, em São Paulo

24/11/2013 21h27

Dependendo dos resultados, o Bahia poderia retornar à zona de rebaixamento ao final desta 36ª rodada caso não vencesse o duelo direto contra a Portuguesa. Sabendo disso, a torcida tricolor lotou a Fonte Nova (33.662 pessoas) na noite deste domingo e foi decisiva para a vitória de 1 a 0 que contou com mais um gol de Fernandão, vice-artilheiro da Série A – foi o 15º dele no torneio.

O triunfo foi dramático para o Bahia, que ficou com a menos no antes da metade do segundo tempo e sofreu para segurar a Portuguesa, que com a derrota estaciona nos 44 pontos e acaba ultrapassado pelo próprio Bahia, que vai a 45 e assume o 13º lugar, afastando-se da zona de rebaixamento.

Agora, enquanto o Bahia ainda tem pela frente Cruzeiro, em Minas Gerais, e Fluminense, na Fonte Nova, a Portuguesa enfrenta nesta reta final as equipes da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, e do Grêmio, no Canindé.

Antes do início da partida, mais um protesto do Bom Senso tomou conta da Arena Fonte Nova. Assim como já havia acontecido em diversos jogos desta 36ª rodada, os 22 jogadores sentaram no gramado por cerca de 30 segundos até a bola rolar pra valer. E quando isso aconteceu, o que se viu em campo foi um jogo de pouca criatividade, com as duas equipes nervosas.

Os times foram se soltando conforme o primeiro tempo foi se aproximando do final, e quando as chances de gol apareceram, a Portuguesa não soube aproveitar. O Bahia, sim. Aos 44min, Luís Ricardo furou ao tentar cortar um lançamento e a bola ficou com Wallyson, que cruzou da esquerda na medida para Fernandão completar de direita e fazer a festa na Fonte Nova.

“A Portuguesa está precisando da vitória e nós também. Bahia está tentando, mas vamos até o final. Vamos manter o mesmo ritmo para pode sair com a vitória”, disse Fernandão na saída para o intervalo. No lance do gol eu tentei dar o passe e errei. Luís Ricardo também errou e tomamos o gol. Falha nossa. Mas agora vamos buscar o resultado”, admitiu Willian Arão.

E como disse Arão, a Lusa voltou mesmo disposta a buscar o resultado. Antes dos 10min, a equipe rubro-verde chegou duas vezes com perigo, ambas com Gilberto, que com 14 gols não queria deixar Fernandão disparar: aos 6min, ele soltou uma bomba de fora da área e exigiu ótimo defesa de Lomba; em seguida, desviou de cabeça e quase encobriu o goleiro tricolor.

E a pressão da Portuguesa ficou ainda maior quando Feijão fez falta no meio-campo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo, aos 21min. Porém, a tática de Cristóvão Borges deu certo. O treinador fechou o time em seu campo de defesa e conseguiu segurar a Lusa, que não encontrou espaços para criar e praticamente não assustou mais Marcelo Lomba.

BAHIA 1 X 0 PORTUGUESA

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 24/11/2013 (domingo)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (Fifa-MG) e Rafael da Silva Alves (RS)
Cartões amarelos: Feijão, Obina, Marcelo Lomba (BAH); Willian Arão (POR)
Cartão vermelho: Feijão (BAH)
Gols: Fernandão, aos 44min do primeiro tempo

BAHIA
Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Hélder (Démerson) e Anderson Talisca; Wallyson (Marquinhos), William Barbio e Fernandão (Obina)
Técnico: Cristóvão Borges

PORTUGUESA
Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Willian Arão (Ferdinando), Bruno Henrique, Moisés, Souza (Henrique) e Wanderson (Héverton); Gilberto
Técnico: Guto Ferreira