Topo

Grêmio sai atrás, busca empate contra Ponte mas perde segunda posição

Do UOL, em Porto Alegre

24/11/2013 18h52

O Grêmio levou um susto logo no começo do jogo, buscou empate, mas não conseguiu defender a vice-liderança do Brasileiro. Neste domingo, pela antepenúltima rodada, o empate em 1 a 1 com a Ponte Preta manteve o time de Campinas vivo na briga para evitar o rebaixamento e tirou o posto gaúcho.

Isso porque o Atlético-PR venceu o Náutico e igualou o Grêmio em pontos. Porém, o rubro-negro está na frente por força do saldo de gols. O Grêmio soma 61 pontos. Enquanto isso, a Ponte segue viva. Com seis pontos a menos que o primeiro fora da linha de rebaixamento, o time campineiro precisa de 100% de aproveitamento, combinado com tropeços de Fluminense, Bahia, Coritiba e Vasco para seguir na elite do futebol brasileiro. Após o 36º jogo disputado são 36 pontos conquistados.

Grêmio e Ponte Preta foram prejudicados pela má condição do gramado. Por conta da chuva, o campo do Moisés Lucarelli apontou muitas poças d'água. Talvez por força do piso, ou por falta de qualidade dos atletas, os primeiros minutos foram de pouco futebol.

A ação mais interessante do Grêmio ocorreu aos 14 minutos. Alex Telles foi lançado pela esquerda e cruzou para trás. Kleber pegou de primeira e Edson Bastos colocou para escanteio. Vargas cobrou, e na sequência do lance saiu o gol da Ponte. A bola foi recuperada e Adrianinho rolou para Adaílton, na esquerda, já dentro da área ele bateu forte e venceu Dida: 1 a 0.

O jogo melhorou. O Grêmio assumiu o comando da partida vendo que poderia perder a vice-liderança do Brasileiro. Aos 25 minutos, após confusão em cobrança de falta, Vargas pegou o rebote e acertou a trave de Edson Bastos.

Todo posicionado no campo do adversário, o time gaúcho abriu espaço para o contra-ataque. Adrianinho passou a ser a principal arma alvinegra, puxando jogadas principalmente pelo lado esquerdo ofensivo às costas de Pará.

Aos 38 minutos, Zé Roberto enfiou para Barcos, dentro da área, e o Pirata chutou para longe. O lance simbolizou o fim das ações relevantes no primeiro tempo. "Demos bobeira. Tomamos um contra-ataque. Tem que ter mais atenção", disse Rhodolfo. "Treinamos isso e nos falamos sempre. Não pode acontecer", concluiu Kleber.

O Grêmio tinha 45 minutos para virar o jogo e manter a segunda posição no Brasileiro, por isso tratou de sair para o ataque. Não demorou para empatar. Aos 9 minutos, Zé Roberto cruzou e Vargas igualou a partida de cabeça.

Mas em vez de pressionar pela virada, o Grêmio viu novamente o crescimento do oponente. A partir da entrada de Elias, a Ponte melhorou. A resposta de Renato Gaúcho foi novamente com o 'xodó' Maxi Rodríguez. O uruguaio substituiu Kleber.

Aos 37, Ferron perdeu gol de cabeça de dentro da pequena área. Aos 42 minutos, um cabeceio de Rhodolfo acabou na rede, mas foi anulado por conta de um impedimento. Até o último instante o duelo foi tenso, mas acabou sem nova movimentação de placar, empate em 1 a 1.

PONTE PRETA 1 X 1 GRÊMIO

Data: 24/11/2013 (domingo)
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Auxiliares: Lucio Ipojucan Ribeiro da Silva de Mattos e Helcio Araújo Neves
Cartões amarelos:  Bressan (GRE), Elano (GRE), Pará (GRE); Baraka (PON), Adaílton (PON).
Gols: Adaílton, da Ponte Preta, aos 15 minutos do primeiro tempo; Vargas, do Grêmio, aos 9 minutos do segundo tempo;

PONTE PRETA
Edson Bastos; Artur, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef (Rafael Ratão), Fellipe Bastos e Adrianinho (Elias); Adaílton e William (Chiquinho).
Técnico: Jorginho

GRÊMIO
Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Ramiro, Souza e Zé Roberto (Elano); Kleber (Maxi Rodríguez), Vargas e Barcos (Yuri Mamute).
Técnico: Renato Gaúcho