Topo

Cruzeiro não perde há 18 anos para o Bahia, adversário do 'jogo da festa'

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

25/11/2013 19h52

Se depender do retrospecto contra o Bahia, a festa em que o Cruzeiro receberá oficialmente a taça de campeão brasileiro, conquistada com quatro rodadas de antecedência, será completa no próximo domingo, às 17h, no Mineirão. O time celeste não perde para esse clube baiano há 18 anos. São 13 partidas de invencibilidade, com 11 vitórias e apenas dois empates.

A última derrota aconteceu em 1995, no segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, quando Rivelino marcou os dois gols dos baianos. Nonato descontou para o Cruzeiro. Ainda assim, o time cruzeirense levou a melhor, pois tinha vencido a primeira partida por 1 a 0 jogando em casa e avançou às quartas de final.

Pelo Brasileirão, o tabu é ainda maior. O último revés foi em 1994, na Fonte Nova, com outro triunfo de 2 a 1 a favor dos tricolores. Paulo Emílio e Raudnei fizeram para os baianos, enquanto Jean Carlo marcou para os mineiros. Desde então são 14 partidas de invencibilidade em Campeonatos Brasileiros, com 12 vitórias e dois empates. Neste período o Cruzeiro marcou 39 gols e sofreu apenas 11.

No retrospecto geral o time celeste também leva ampla vantagem, com 30 vitórias, 13 derrotas e 12 empates. Os mineiros marcaram quase o dobro de gols, com 90 tentos a favor e 49 contra. Pelo Brasileirão o retrospecto é ainda melhor, com 24 triunfos e apenas oito revezes, e outros sete empates, sendo 72 gols estrelados e 32 tricolores.

A expectativa da torcida celeste é de que o time mantenha o histórico positivo e conquiste a vitória, o que ainda não aconteceu após a confirmação do título. Em dois jogos com times mistos, a equipe mineira empatou com a Ponte Preta, por 2 a 2, e foi derrotada pelo Vasco por 2 a 1.

A mobilização para a partida contra o Bahia é grande. O técnico Marcelo Oliveira já acenou com a possibilidade de colocarem campo o time titular. Além disso, está programada uma festa em campo com a entrega da taça e na esplanada do Mineirão com show e cerveja grátis para os torcedores.

A resposta da torcida está na procura por ingressos. Os sócios torcedores da categoria Cruzeiro Sempre já esgotaram os ingressos do portão C superior amarelo e restam poucas entradas do setor inferior. A venda começou na última quinta-feira e prossegue até o dia do jogo ou até esgotarem as entradas.