Topo

Vasco abre mão de 'caldeirão', e São Januário tem menor uso desde 1988

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/11/2013 06h10

Orgulho do Vasco e de seus torcedores, o estádio de São Januário ficou em segundo plano nos jogos do time durante a temporada. Conhecida pela característica de “caldeirão”, a casa cruzmaltina enfrentou um ano atípico e perdeu espaço para o Maracanã na reta final do Campeonato Brasileiro. Tanto que a equipe vai encerrar 2013 com apenas 15 partidas disputadas na chamada Colina histórica.

A marca é a menor desde 1988. Na ocasião, o Vasco disputou 16 jogos em casa. Um ano antes, em 1987, foram apenas dez compromissos em São Januário. A curiosidade está no fato de a administração optar por "deixar de lado" um aliado dos últimos anos no momento mais crítico da luta contra o rebaixamento na competição nacional.

Para ter uma ideia da importância do estádio, o Cruzmaltino chegou a disputar 34 partidas no local em 2008 - ano que também foi marcado pela primeira queda. Em 2011, o time venceu a Copa do Brasil e ficou com o vice-campeonato no Brasileirão. Foram 32 jogos em casa.

Desta vez, a mudança para o Maracanã aconteceu por conta do maior número de torcedores e pressão exercida nos adversários. Será assim novamente contra o Náutico, domingo, às 17h (de Brasília), no palco da final da Copa de 2014.

“A torcida do Vasco está de parabéns, pois faz o papel dela. Chegamos com essa chance de escapar da zona de rebaixamento porque eles estiveram conosco. Isso aconteceu principalmente no Maracanã. Esperamos que possa ocorrer novamente. Será a despedida da torcida no Rio de Janeiro e podemos fechar com uma grande vitória”, avaliou Pedro Ken.

Curiosamente, a temporada na qual atuou menos no estádio erguido pelos próprios vascaínos foi marcada pela cessão do local para a Fifa durante a Copa das Confederações e o desejo da diretoria em tentar arrecadar em outras praças durante o Campeonato Brasileiro. Além disso, a administração enfrentou problemas com quedas de rebocos da marquise e obras para aumento de acessos ao estádio.

Outro fator que contribuiu para a distância de São Januário foi a perda de mandos de campo no Brasileirão após uma confusão generalizada entre vascaínos e corintianos no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A diretoria já avisou que o gramado será interditado para reformas a partir do dia 9 de dezembro. A ideia inicial é utilizar mais o tradicional “caldeirão” em 2014.