Topo

Portuguesa derrota a rebaixada Ponte Preta e fica próxima do alívio

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/12/2013 18h56

Com uma atuação consistente, a Portuguesa deu um passo importante para conseguir evitar o rebaixamento ao derrotar a Ponte Preta por 2 a 0 neste domingo, no Moisés Lucarelli, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Henrique e Wanderson, o time visitante chegou aos 47 pontos e depende somente de um empate para afastar matematicamente a chance de disputar a Série B em 2014.

Por outro lado, a Ponte Preta entrou em campo rebaixada para a Série B e optou por entrar em campo com uma equipe mista porque passa a concentrar suas forças na final da Copa Sul-Americana diante do Lanús-ARG.

Antes da bola rolar foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-jogador Nílton Santos e as vítimas do acidente ocorrido no Itaquerão que aconteceu no início dessa semana.

Precisando do resultado para conseguir dar um passo importante na luta contra o rebaixamento, a Portuguesa iniciou o confronto com maior posse de bola e ensaiou uma pressão. Por outro lado, a Ponte Preta atuava mais recuada e passou a não ter mais objetivos porque iniciou a rodada sem chances de evitar a “degola.”

Como estava sem chances de se manter na Série A e está classificada para a final da Copa Sul-Americana, a equipe da casa iniciou o jogo com uma equipe mista. O confronto estava equilibrado, mas a Portuguesa quase saiu na frente, aos sete, quando Gilberto foi lançado na frente, a zaga travou e Betão fez o corte evitando a finalização de Henrique.

A Ponte Preta chegou a chegar com algum perigo, mas os visitantes acabaram abrindo o placar, aos 15. Souza cobrou escanteio na esquerda com muito efeito e Henrique, livre, cabeceou para a rede.

Mesmo com o placar adverso, a Ponte Preta seguia tentando encontrar seu melhor futebol e esteve perto do empate em finalizações perigosas de Ferrugem e William. O jogo seguia movimentado e com maior posse de bola dos donos da casa. A Portuguesa soube se defender e ainda acertou a trave, aos 39, com Luis Ricardo. Mesmo assim, os visitantes terminaram a etapa com a vitória por 1 a 0.

A Portuguesa iniciou o segundo tempo com Wanderson no lugar de Souza. Por outro lado, a Ponte Preta retornou com a mesma formação. O jogo seguia equilibrado porque os donos da casa seguiam perigosos na conclusão dos lances, mas ficava exposto aos contra-ataques.

Com espaços para atacar, a Portuguesa melhorou na partida e após perder um gol incrível com Wanderson, o próprio meia aumentou a vantagem do time visitante, aos 19. Após boa trama na frente, Gilberto rolou para o meio e ele finalizou forte. O placar mudou um pouco o panorama porque o ritmo caiu um pouco. A Ponte Preta tentou reagir, mas a equipe visitante manteve a vitória para ficar próxima do alívio.


PONTE PRETA 0 x 2 PORTUGUESA

Data: 1º/12/2013 (domingo)

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Público: 2.390 pagantes
Renda: R$ 18.693,00
Cartões amarelos: Chiquinho e Betão (Ponte Preta); Bruno Henrique e Rogério (Portuguesa)
Gols: Henrique, aos 15 min do primeiro tempo e Wanderson, aos 19 min do segundo tempo

PONTE PRETA
Daniel; Régis (Ferron), Betão, Raphael Silva e Chiquinho; Magal, Ferrugem (Rafael Ratão), Alef e Adrianinho; Adaílton e William (Luizinho)
Técnico: Jorginho

PORTUGUESA
Lauro; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Henrique (Corrêa), Moisés e Souza (Wanderson); Gilberto e Bruno Henrique (Muralha)
Técnico: Guto Ferreira

ESCOLHA A SELEÇÃO E O CRAQUE DA RODADA