Topo

Grêmio atrasa pagamento de direitos de imagem e grupo se reúne com direção

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/12/2013 11h33

O grupo do Grêmio se reuniu com a direção do clube antes do treinamento desta quinta-feira. E o tema foi além da última rodada do Brasileirão. O atraso de mais de um mês no pagamento dos direitos de imagem motivou o grupo a conversar com os diretores. Porém, houve a garantia de pagamento.

"Hoje o grupo teve uma reunião com a diretoria sobre atrasos. Tem 30 ou 40 profissionais que trabalham no Grêmio com esta situação. O clube teve problemas financeiros e quando está passando por dificuldades, temos que abraçar o clube. Aqui temos profissionais e em nada vai mudar nosso comportamento por atraso nos salários ou direitos de imagem ou prêmios", admitiu o atacante Barcos.

"Está atrasado sim, é algo real. Mas o grupo acredita no clube. Eles vão ainda nos dar por escrito uma garantia. O primeiro dinheiro que entrar será dos funcionários que estão com salário atrasados. E depois dos jogadores. Estamos dependendo disso e confiamos no clube", completou o argentino.

O atraso se refere aos direitos de imagem e tem mais de um mês. E tal vencimento é, normalmente, a maior parte dos ganhos mensais dos atletas.

"O atraso tem mais de um mês. Mas não importa. É a mesma coisa e nós acreditamos no clube, que nos deu sua palavra e um papel que dará credibilidade. E o primeiro dinheiro que entrar será para isso", afirmou o Pirata.

Os atrasos vêm se repetindo no fim do ano do futebol brasileiro. Os jogadores do Náutico fizeram um acordo com a diretoria após ameaçar greve na semana passada. A Portuguesa viveu quadro semelhante nesta quarta e seus atletas se recusaram a treinar. Mas os gremistas descartam interromper o trabalho.

"Todos os jogadores são parte disso. Até mesmo os funcionários, que estão na mesma situação. O grupo está querendo receber, como todos estão. Mas não mudará em nada nossa conduta em relação ao Grêmio", prometeu Barcos.

Os atletas do Grêmio voltam a trabalhar na sexta-feira. O último jogo do Brasileirão será contra a Portuguesa, domingo, às 17h, no Canindé.

O Grêmio vive grave situação financeira. Com déficit anual de R$ 90 milhões, o clube conta com o novo contrato de parceria com a OAS para reduzir os problemas. Para o ano que vem, o orçamento aponta necessidade de reduzir custos e folha de pagamento.