Topo

Santos reduz salário de Léo e honra ídolo com renovação até o fim do Paulista

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/12/2013 13h10

A situação do lateral esquerdo Léo teve uma reviravolta após a reunião do Comitê Gestor do Santos na última quinta-feira. A cúpula santista voltou atrás na decisão de dispensar o veterano, e decidiu honrar o jogador com uma renovação contratual até o fim do Campeonato Paulista.

Para fechar o acordo e receber a homenagem, o lateral, maior ganhador de títulos do Santos após a Era Pelé, aceitou reduzir o seu salário. O UOL Esporte apurou que Léo receberá apenas o ordenado fixo de R$ 80 mil por mês, e não ganhará mais por produtividade. O experiente jogador recebia R$ 15 mil por cada partida disputada.

Léo encabeçava a lista de dispensas da diretoria do Santos e, inclusive, ficou revoltado com os dirigentes ao ser informado por terceiros que não teria seu contrato renovado. O jogador desabafou em entrevistas e revelou que existem jogadores ganhando muito e jogando pouco no clube.

O novo contrato de Léo já está sendo redigido pelo departamento jurídico do Santos. O lateral de 38 anos anunciará o fim da carreira logo após o término do Campeonato Paulista.

Apesar da homenagem durante a competição, Léo disputará posição normalmente com os demais jogadores. Atualmente, com o técnico Claudinei Oliveira, o veterano é a terceira opção da lateral esquerda, ficando atrás para o chileno Eugenio Mena, titular da posição, e do jovem Emerson Palmieri.

Com a renovação, Léo é o único veterano do elenco que escapará do corte para 2014. Isso porque Marcos Assunção, Renato Abreu e Durval se despendem do Santos após o duelo contra o Goiás, neste domingo, no Serra Dourada, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Léo, por sua vez, pode subir no ranking dos atletas que mais defenderam o Santos na história. O jogador é o 10º colocado atualmente, com 452 partidas, cinco a menos que o ex-atacante Coutinho.

Nesta temporada, o experiente lateral, que se recupera de cirurgia no joelho, migrou para o meio-campo. Em 31 jogos em 2013, marcou apenas um gol.