Topo

Ronaldinho marca duas vezes, evita derrota do Atlético-MG e atrapalha o Vitória

Do UOL, em Belo Horizonte

08/12/2013 19h04

Na despedida da torcida antes do Mundial de Clubes, Ronaldinho Gaúcho, que não atuava há mais de dois meses, voltou em grande estilo. Com dois gols, um de falta e outro de pênalti, o camisa 10 evitou a derrota do Atlético-MG para Vitória neste domingo, com o Independência lotado. O time mineiro garantiu o empate, por 2 a 2, e eliminou a pequena possibilidade de a equipe baiana almejar uma vaga na Libertadores.

Com o estádio lotado, o Atlético foi surpreendido com dois gols relâmpagos do Vitória. O time mineiro reagiu com um gol de falta de Ronaldinho, que voltou a atuar depois de se recuperar de lesão na coxa esquerda que o afastou dos gramados. No final, o camisa 10 voltou a marcar e evitou a derrota do time mineiro, para o delírio dos torcedores.

Com o empate, o Atlético foi a 57 pontos e terminou o Brasileiro não oitava posição. O time mineiro agora se dedica exclusivamente com a disputa do Mundial no Marrocos. Com a volta de Ronaldinho, o técnico Cuca deve ter o grupo completa. Diego Tardelli foi cortado neste domingo por ter usado medicamento não autorizado pelos médicos.

O Vitória chegou a acreditar na classificação para a Libertadores, mas precisava vencer o jogo e ainda torcer por uma combinação de resultados. Com o empate, o time baiano terminou na quinta posição com 59 pontos, fora do grupo de acesso ao torneio continental.

Antes da partida, o clima no Independência era de festa. Victor recebeu o prêmio de melhor goleiro da Libertadores, oferecido por um dos patrocinadores da competição. O técnico Cuca também recebeu uma homenagem do governador de Minas, Antonio Anastasia, que esteve no estádio.

O Vitória surpreendeu o Atlético e abriu o placar aos 3min. Marquinhos bateu cruzado para a área e Juan disputou com a zaga atleticana antes de a bola entrar no canto esquerdo de Victor. O time baiano manteve o ritmo e chegou ao segundo.

Com o setor defensivo atleticano perdido no jogo, o Vitória voltou a marcar aos 6min. No rebote de Victor, que defendeu uma bola cabeceada à queima-roupa, Maxi Bianccuchi mandou a bola para o fundo da rede.

O Atlético conseguiu equilibrar a partida e chegou a pressionar o adversário, porém criou poucas oportunidades. Aos 16min, Luan pegou um rebote dentro da área e chutou forte para a defesa do goleiro Wilson. O Vitória perdeu o zagueiro Renato Santos, que saiu machucado aos 31min para a entrada de Luiz Gustavo.

No final do primeiro tempo, Ronaldinho Gaúcho levou à torcida atleticana ao delírio ao diminuiu para o time mineiro. O meia cobrou falta no ângulo superior direito do goleiro Wilson, que nada pôde fazer.

No início do segundo tempo, o Vitória voltou melhor e quase abriu o placar aos 4min. Dinei bateu de fora da área e Victor rebateu nos pés de Marquinhos, que acertou o travessão. O Atlético acordou e quase empatou com Luan após tabelar com Jô.

Ronaldinho chegou a marcar aos 7min, mas estava em posição de impedimento e a arbitragem invalidou o gol. Em seguida, Luan recebeu de Jô e chutou forte de fora da área para a defesa de Wilson.

O goleiro do Vitória voltou a se destacar com duas defesas importantes. A primeira num chute de Fernandinho. Em seguida, Jô cabeceou de frente para o gol, mas parou em Wilson novamente.

Quando a partida se caminhava para o final. Neto Berola recebeu de Ronaldinho em velocidade e sofreu pênalti. O camisa 10 foi para a cobrança e mandou no canto esquerdo de Wilson.

ATLÉTICO-MG 2 X 2 VITÓRIA
 
Data: 8/12/2013 (sábado)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Auxiliares: Rogério Pablo Zanardo e Bruno Salgado Rizo
Cartões amarelos: Escudero, Luiz Gustavo (VIT); Ronaldinho Gaúcho, Marcos Rocha (ATL)
Gols: Marquinhos, aos 3min, Maxi Biancucchi, aos 6min, Ronaldinho, aos 46min do primeiro tempo;Ronaldinho Gaúcho, aos 44min do segundo tempo
 
ATLÉTICO-MG

Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver e Lucas Cândido; Pierre, Leandro Donizete (Alecsandro), Luan (Rosinei) e Ronaldinho Gaúcho; Fernandinho (Neto Berola) e Jô
Técnico: Cuca

VITÓRIA

Wilson; Ayrton, Renato Silva (Luiz Gustavo), Kadu e Juan; Marcelo (Danilo), Cáceres, Escudero; Marquinhos, Maxi Biancucchi e Dinei
Técnico: Ney Franco