Topo

Dinamite critica falta de policiais em briga; PM explica ausência em arena

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/12/2013 18h12

O Vasco é contra reiniciar a partida após a briga generalizada entre as torcidas interromper o jogo contra o Atlético-PR, na Arena Joinville, em Santa Catarina. O presidente Roberto Dinamite criticou duramente a ausência de policiamento dentro do estádio após a pancadaria terminar com feridos sendo resgatados por helicópteros que pousaram no gramado. A Polícia Militar se defendeu via porta-voz e jogou a responsabilidade nos torcedores.

“Não tem como o MP [Ministério Público] proibir a PM [Polícia Militar] de entrar no estádio. Segurança particular não segura, já foi mostrado que não tem como. Já falei com o delegado da partida, o árbitro, o comandante da polícia... Se continuar o jogo a responsabilidade é deles. A questão aqui não é rebaixamento. São vidas. Não teve policiamento. São vidas que estão aqui, não é primeira ou segunda divisão. Estou pensando em vidas. Está aí o comandante”, disse o presidente Roberto Dinamite em entrevista a TV Globo.

Mesmo com a tensão envolvendo a partida que definiria vaga na Libertadores e rebaixamento, o policiamento havia sido descartado desde a última sexta-feira, porque ação do Ministério Público determina que a Polícia Militar faça apenas o patrulhamento externo dos eventos no estado. Cerca de 100 funcionários particulares estavam responsáveis pela segurança na partida deste domingo.

“É um evento privado e a segurança era de responsabilidade de uma empresa privada contratada pelo Atlético-PR. Tudo vai ser analisado em razão das imagens. A Polícia Militar tinha que fazer o policiamento na parte externa do estádio, como está fazendo”, disse Adilson Moreira, porta-voz da Polícia Militar, à Rádio Globo.

“Se tivesse policiamento na arquibancada, esse fato também poderia ocorrer. Esse espírito de torcedor é de briga, ele vem preparado para isso. Vamos verificar se há segurança interna. Estamos preparados para interferir. Com 110 homens na parte externa”, completou.

A partida entre Atlético-PR e Vasco foi interrompida aos 16min do primeiro tempo após a briga generalizada nas arquibancadas. O time paranaense já vencia por 1 a 0, resultado que decreta o rebaixamento da equipe carioca. O Vasco iniciou a última rodada do Brasileirão na 17ª colocação com apenas 44 pontos.