Topo

Flu é rebaixado um ano após 3ª melhor campanha dos pontos corridos no BR

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/12/2013 19h05

A queda do Fluminense para a segunda divisão, neste domingo, foi histórica: o Tricolor é o primeiro campeão brasileiro a ser rebaixado no ano seguinte ao título nacional. O clube das Laranjeiras fez sua pior campanha nos pontos corridos um ano após seu recorde de pontuação. Em 2012, os cariocas tiveram também a terceira melhor trajetória de uma equipe na era dos pontos corridos - iniciada em 2003.

O Fluminense rebaixado em 2013 fez 33 pontos a menos do que na campanha vitoriosa do ano anterior, quando marcou 77 pontos. Em toda a era dos pontos corridos, o aproveitamento do Tricolor de 2012 (67%) foi inferior apenas que o do Cruzeiro de 2003 (72%) e o do São Paulo campeão em 2006 (68%).

Com a queda, o Tricolor se junta a um grupo infeliz de times que já foram rebaixados após títulos nacionais. O Fluminense é o primeiro brasileiro a participar do grupo que já contava com outros 45 clubes de 28 países como Alemanha (Nuremberg), Inglaterra (Manchester City) e Equador (LDU).

Os próprios jogadores do Fluminense mostraram abatimento ao falar sobre a queda rápida de rendimento da equipe. Em 2013, o Fluminense também perdeu a decisão do Campeonato Carioca para o Botafogo e foi eliminado da Libertadores pelo Olimpia-PAR nas quartas de final.

“É uma situação bastante difícil, complicada. Todos os dias ficamos em casa pensando o que aconteceu de errado. É uma situação ruim. Ano passado tivemos jogos com a equipe jogando mal demais e ganhamos, enquanto esse ano perdemos jogos em que fomos bem. É difícil explicar”, lamentou o volante Edinho na semana que antecedeu o rebaixamento.

Um dos motivos que explicam a queda de rendimento do Fluminense é a saída de três jogadores importantes na conquista de 2012: Deco, Wellington Nem e Thiago Neves. Os dois últimos foram vendidos durante a temporada, enquanto o meia ex-Barcelona e Porto se aposentou em agosto após seguidas lesões.

O grande número de contusões também influiu na temporada abaixo da expectativa do Fluminense. Jogadores importantes com Fred, Carlinhos, Bruno e o próprio Deco conviveram com lesões durante todo o ano e acabaram desfalcando o Tricolor durante grande parte de 2013.

Em 2014, o Fluminense disputará a segunda divisão pela segunda vez. O Tricolor esteve na Série B em 1998, quando fracassou e caiu para a terceira, da qual foi campeão em 1999 com Carlos Alberto Parreira como treinador.